24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Novembro Azul: campanha pela prevenção do câncer de próstata

O foco do Novembro Azul são homens com mais de 65 anos, responsáveis por quase três quartos dos casos no país

O mês de novembro vai ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul. O período é internacionalmente dedicado à saúde do homem e 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Considerando todos os tipos de câncer no país, o de próstata é o quarto tipo mais comum.

- Continua após a publicidade -

A estimativa é de que, até o final deste ano, mais de 69 mil homens tenham a doença. Mais de 70% dos casos desse câncer ocorrem em homens que têm mais de 65 anos.

“O câncer de próstata nos dá muita oportunidade de diagnóstico e tratamento. Porém, por ser assintomático, os homens não procuram auxílio médico. Quando os sintomas começam, pode ser que a doença já esteja em estado localmente avançado ou metastático”, alerta o urologista Sérgio Riguete Zacchi.

Segundo o médico, os principais sintomas no estágio mais avançado seriam a dificuldade para urinar, sangramento na urina e dor óssea. Porém, esses sintomas também são comuns a outras doenças.

Diagnóstico

A orientação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens acima de 50 anos consultem o urologista uma vez por ano. Eles devem realizar o exame de sangue que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, conhecido como (PSA), e o toque retal.

A taxa de cura e de controle é bastante alta para os casos iniciais, podendo ser superior a 99%. Mas, quando apresentam metástase, essa sobrevida gira em torno de 30%.

Mudança de hábito

Gustavo Ruschi Bechara é coordenador médico do Centro de Urologia da Unimed Vitória. Ele indica uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura de origem animal porque ajuda a diminuir o risco de câncer.

“Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar”, avalia.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA