22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Nova Escola São Vicente de Paulo em Vitória deve ficar pronta até 2025

Obras de construção da nova Escola São Vicente de Paulo estão avançadas e previstas para o fim de 2024

Por Rafael Goulart

Em 1913, os irmãos Aristóbulo, Kosciuzko e Miguel Barbosas Leão fundaram no centro de Vitória o Ginásio São Vicente de Paulo, que viria a ser a primeira escola particular instalada na capital e em 1973 foi transformada em instituição pública.

- Continua após a publicidade -

Dois séculos depois, a Prefeitura de Vitória inicia as obras para a construção da nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo que teve que mudar de endereço, já que o prédio que ocupava tradicionalmente está condenado.

Agora a escola vai ficar rua Loren Reno, no Parque Moscoso, onde antes ficava o Colégio Americano Batista. A previsão da Prefeitura é que o novo prédio seja concluído até o final de 2024 com um investimento de quase R$ 20 milhões.

“Estar aqui representa o compromisso de uma gestão com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente nessa obra aguardada há 16 anos. Ouvi que há muito tempo a Prefeitura estava distante do Centro. Esse é o nosso papel, reconectar Vitória. Parabéns aos envolvidos, como a comissão de pais dos alunos dessa escola, que se mobilizou e esteve conosco, apresentando a demanda”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Escola

De acordo com a prefeitura, a escola atenderá um total de 750 estudantes divididos em dois turnos: matutino e vespertino, um aumento de quase 40% na capacidade de matrícula da unidade de ensino. Atualmente, são 550 estudantes matriculados.

Na nova sede terá três pavimentos e as 17 salas de aula são distribuídas por classes de ciclo anuais, como do 1º ao 5° ano e salas de disciplinas específicas, Inglês, Matemática, História, Português e Geografia, além de Artes, Ciências e de uso integral, por onde os estudantes se deslocarão durante o período de aulas.

Os pátios coberto e descoberto do pavimento térreo atenderão as turmas do 1º ao 5º ano, cujas salas ficarão neste andar, enquanto os pátios coberto e descoberto dos pavimentos superiores atenderão os estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano), proporcionando recreação separada para as diferentes faixas etárias.

O segundo pavimento terá as salas de aula específicas para determinadas disciplinas, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso/vídeo, biblioteca, sala de Informática, pátio coberto, área de serviço, sala de coordenação, depósito de material didático, sala dos professores, sala de planejamento e banheiros.

O terceiro pavimento contemplará também pátios coberto e descoberto, 3 salas de aulas, sala de educação física, quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários para estudantes, bem como o acesso para a quadra já existente, que será reformada.

O auditório, localizado também no 3º pavimento, com capacidade para 161 pessoas, terá palco e rampa de acesso ao palco, além de banheiros acessíveis, camarins e depósito.

Com a adição da quadra existente, a escola terá duas quadras esportivas, aumentando o atendimento escolar neste quesito, podendo mais turmas realizarem atividades esportivas simultaneamente.

O estacionamento contará com 20 vagas de veículos, sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida, 07 vagas para motos, 01 vaga para carga e descarga e 16 vagas para bicicletas.

Com informações da Prefeitura de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA