23.8 C
Vitória
domingo, 21 DE julho DE 2024

Nível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto Alegre

A cheia registrada nesta segunda-feira (3) está relacionada ao vento forte no norte da Lagoa dos Pato

O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira, 3, conforme medição realizada na Usina do Gasômetro, na região central da cidade. Da 0h às 7h da manhã, a água subiu cerca de 46 centímetros, atingindo pico de 3,86 metros. Desde então, a inundação baixou alguns centímetros, mas continua atingindo as ruas da capital gaúcha.

No sábado, 1º, o nível ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês de enchentes no Rio Grande do Sul. Às 11h daquele dia, a medição marcou 3,52 metros.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a agência meteorológica MetSul, a cheia registrada nesta segunda-feira está relacionada ao vento forte no norte da Lagoa dos Patos, que dificulta o escoamento do Guaíba. A vazão mais lenta e o represamento das águas têm como consequência a elevação do nível em Porto Alegre.

Durante a manhã, quem esteve na região do Cais Mauá, no centro histórico, encontrou a água batendo na altura da canela. Já na zona sul, o vento forte levou à formação de ondas na orla do lago, que foi novamente inundada.

No início da tarde, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, a cidade tinha 17 vias completamente bloqueadas pela enchente. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA