29.4 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

NERDS do Espírito Santo são premiados pela Google e Intel

O projeto NERDS, desenvolvido pela Ufes com apoio da Fapes, ganhou reconhecimento internacional e premiação de Bigtechs

Rafael Goulart

O Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software (NERDS) surgiu a partir de uma demanda de inovação nas redes de computadores das academias nos anos 2000.

- Continua após a publicidade -

O problema era que as redes tinham soluções técnicas pouco abertas à programação, à inovação e à experimentação e geravam gargalos nos requisitos de hardwares (peças do computador).

A partir disso, em 2008, começou um movimento da comunidade acadêmica para ampliação das capacidades de acesso à programabilidade por meio de uma arquitetura chamada Software-Defined Netwoking (SDN).

Até então, as técnicas e protocolos usados para envio de dados permaneciam sob o domínio apenas dos grandes fabricantes, o que inviabilizava o trabalho acadêmico na medida que faltava acesso aos hardwares próprios para encaminhamento de pacotes para provas de princípios mais realistas, já que os protocoles exigiam hardwares robustos. 

Neste cenário, em 2012 começam as pesquisas em SDN na UFES. Com um esforço conjunto dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e o Programa de informática (PPGI), foi criado o laboratório chamado NERDS, no campus de Goiabeiras.

Premiação

O projeto, que é desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com apoio da Fundação Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), conquistou resultados internacionais e foi premiado pela Google e Intel.

A premiação do Google foi na modalidade Research Scholar Program, em 2021, na categoria Networking, para a continuação das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do NERDS no Doutorado. Os outros contemplados nesta categoria têm vínculos com a New York University, University of Oxford e Cornell University.

Os integrantes do NERDS também foram premiados no programa Intel Connectivity Research Program Grants (Fast Forward Initiative) para a obtenção de hardware de rede de última geração, construído com elementos programáveis Tofino Barefoot.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA