23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Mais municípios devem entrar em risco alto

Em coletiva de imprensa pela manhã a Secretaria de Saúde do Estado falou sobre os avanços da covid-19 e como será o período de verão no Estado

Por Leulittanna Eller Inoch 

Com o aumento dos casos de Covid-19 desde o final de outubro, o Estado vive uma nova fase de aumento da doença, fase essa que já se mostra mais agressiva que no pior período da pandemia. De acordo com dados da secretaria de saúde o Hospital Jaime Santos Neves, referencia no tratamento de Covid no Estado, o número de mortes por dia já se encontra na metade do que na pior fase da doença, que foi 18 por dia.

- Continua após a publicidade -

O verão, um dos períodos de maior circulação de pessoas no Estado representa um alto risco afirma o secretário Nésio Fernandez: “O verão e as festas podem representar um aumento muito grande, por isso pedimos que redobrem os cuidados em casa, nas ruas e em qualquer lugar. Os capixabas tem demonstrado um alto grau de seriedade, por isso pedimos que as pessoas tenham o mesmo comportamento agora nas festas de fim ano”.

Outra grande mudança de comportamento do vírus tem sido na sua disseminação, municípios do interior que não apontavam grandes casos na 1ª fase da doença, agora apresentam um outro comportamento: “A fase de aceleração que se iniciou o final de outubro e que nos acompanha até o presente momento, trouxe muitos óbitos em especial em municípios que não haviam tido casos significativos”.

Aceleração

A secretaria de saúde também informou que entre hoje e amanhã mais 37 leitos estarão disponíveis para covid e até o início o ano, o Estado irá ampliar a capacidade de leitos para atender as demandas que estão surgindo.

O subsecretário de saúde Luiz Carlos Reblim falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados e óbitos que vem crescendo a cada dia no Estado, “o comportamento do óbito em nosso estado preocupa e o de internações permanece crescendo. Precisamos estar atentos quando acharmos que já passamos do pior momento e que estamos vivendo uma nova fase de liberação imediata, elas não são adequadas”.
Janeiro também foi apontado por Reblim como um dos meses mais preocupantes.

“Precisamos estar preparados para vivenciar o mês de janeiro como um mês pré-vacina, o mês de grande transmissão da doença no nosso Estado, vamos estar ocupados em salvar vidas e evitar que as pessoas se contaminem “, disse o secretário.

Medidas Complementares

Com o avanço da covid no Estado, além das medidas estabelecidas pelo Governo Estadual, os municípios podem estabelecer outros limites para funcionamento adequado da cidade. A Sesa garantiu que todas as forças policiais do Estado estão à disposição dos municípios que precisarem de ajuda para fazer intervenções.
Guarapari, um dos municípios que entrou em risco alto a partir de hoje, 28, já segue com as restrições pré-estabelecidas pelo Governo do Estado, “o município pode ditar normas complementares as normas estaduais desde que não sejam mais permissivas as normas estaduais”.
Na próxima semana mais municípios devem entrar na zona de risco alto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA