- Continua após a publicidade -

Morre Maggie Smith, premiada atriz britânica, aos 89 anos

Atriz morreu no hospital na manhã desta sexta-feira (27), ela estava acompanhada de amigos e familiares. Maggie deixa dois filhos e cinco netos que estão arrasados com a perda de sua extraordinária mãe e avó

Maggie Smith, que ganhou um Oscar por Primavera de uma Solteirona em 1969 e conquistou novos fãs no século 21 como a condessa viúva de Grantham em Downton Abbey, morreu nesta sexta, 27, disse seu publicitário. Ela tinha 89 anos. Frequentemente foi considerada a mais destacada atriz britânica de uma geração que incluiu Vanessa Redgrave e Judi Dench.

Primavera de uma Solteirona lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz e também o prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão (Bafta) em 1969. Smith também recebeu um Oscar de Atriz Coadjuvante por Califórnia Suite em 1978. A atriz ainda ficou conhecida pelo papel como Minerva McGonagall, personagem de Harry Potter. McGonagall era a professora de “transfiguração” de Hogwarts, escola da saga.

A notícia foi confirmada por seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, em comunicado divulgado pelo Guardian. “Ela morreu pacificamente no hospital nesta manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão arrasados com a perda de sua extraordinária mãe e avó”, disseram os filhos. “Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seu cuidado e gentileza incondicional durante seus últimos dias.”

 

Conteúdo em Alta

Wagner Moura é eleito uma das 100 personalidades...
Atriz e apresentadora Kiki Shepard morre aos 74...
Estrelas do futebol homenageiam ex-jogador Geovani Silva
“Elo raro”: famosos prestam homenagem a Juca de...
Morre Jennifer Runyon, atriz de “Os Caça-Fantasmas”
Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus em...
Morre aos 69 anos Maria Francisco, filha de...
Morre a atriz e comediante Berta Loran, aos...
Morre Nedra Talley, cantora das Ronettes, aos 80...
Morre Manoel Carlos, um dos principais autores de...

- Continua após a publicidade -

Carreira

Maggie Smigh teve uma carreira extensa tanto nos palcos quanto nas telas. Além dos dois Oscars na bagagem e cinco Baftas – também tem um Tony Award por seu papel no teatro.

Ela começou sua carreira em 1952, nos palcos, e se estabeleceu como uma das atrizes icônicas do National Theatre de Londres, assim como da Royal Shakespeare Company. Por seu trabalho na indústria, ela foi indicada a três prêmios Tony, levando o de Melhor Atriz pela peça Lettice and Lovage, de 1990.

Em 1965, ela foi indicada ao seu primeiro Oscar por Otello, e, em 1969, venceu sua primeira estatueta da Academia por A Primavera de uma Solteirona. Seu segundo prêmio na cerimônia foi pelo filme de 1978, Califórnia Suite. No Bafta, ela foi premiada por trabalhos como Uma Janela para o Amor, de 1985, e Chá com Mussolini de 2000.

- Continua após a publicidade -

Smith também estrelou sucessos como Viagens com a Minha Tia, de 1972, Morte sob o Nilo, de 1978, Mudança de Hábito, de 1992, O Jardim Secreto, de 1993 e Assassinato em Gosford Park, de 2001. Neste mesmo ano, ela entrou para o elenco da franquia Harry Potter, dando vida à professora Minerva McGonagall.

Smith ainda teve uma carreira de sucesso na televisão, principalmente por seu recente papel de Violet na série britânica Downton Abbey. Pelo trabalho, Smith recebeu nada menos que três prêmios Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante. Com informações da Associated Press. (Agência Estado)

Leia Mais

Filho de Rob Reiner é preso por suspeita...
Prêmio de Fernanda Torres reforça excelência do cinema...
Morre o diretor de arte Dean Tavoularis, aos...
Miss Universo Espírito Santo 2026: candidatas entram no...
Atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos
Morre Patrick Muldoon, astro de Melrose Place, aos...
Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe...
Diva da dramaturgia nacional, Aracy Balabanian perde a...
Gerson Brenner morre aos 66 anos
Morre Lô Borges, um dos fundadores do Clube...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -