26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Morre arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha

Luto. Um dos grandes nomes da igreja católica, o arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, morreu aos 80 anos, nesta terça-feira, dia 23 de agosto

Por Paula Bourguignon

O arcebispo estava internado em um hospital particular desde o dia 9 de julho deste ano, para tratar de complicações renais de Doença Hepática Crônica.

- Continua após a publicidade -

A Arquidioce de Vitória informa que o velório acontecerá na Catedral de Vitória será nesta quarta-feira, dia 24 de agosto a partir de 9h às 21 horas.

A primeira missa de corpo presente será às 10 horas e as demais serão: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Na quinta, dia 25 de agosto, acontecerão missas às 6h, 8h e às 10h sendo esta a missa exequial presidida pelo Arcebispo Dom Frei Dario Campos Em seguida será o sepultamento na cripta da Igreja Mãe a Catedral.

Trajetória

Dom Luiz Mancilha era natural de Pouso Alto (MG), onde nasceu no dia 06 de maio de 1942.

Fez estudos de filosofia no Instituto Sagrados Corações, em Pindamonhangaba e de teologia na Pontifícia Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Cursou “Teologia da Vida Religiosa” e “Formação para formadores para a Vida Religiosa e Sacerdotal”.

No dia 03 de dezembro de 1985, o Papa João Paulo II nomeou Luiz Mancilha Vilela bispo de Cachoeiro do Itapemerim. Sua ordenação episcopal ocorreu em 22 de fevereiro de 1986 pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Pronunciamentos

A rede social do Convento da Penha fez um pronunciamento: …”Agradecemos a Deus vida de entrega de Dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezemos e convidamos todos a rezarem para que Deus acolha em seu reino…”

O Governador do Estado, Renato Casagrande, fez um post nas suas redes sociais: “Dom Luiz foi uma grande liderança. Deixa um grande legado para a história do Espírito Santo. Estamos decretando, luto oficial de 3 dias em homenagem à sua vida e por tudo que fez por nosso Estado. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (João 10:27)”.

A Prefeitura de Vitória também lamenta a morte do arcebispo e decretou luto oficial de três dias. “Nossas condolências a toda a comunidade católica capixaba, que chora pela despedida desse símbolo de fé, devoção e sabedoria. Aos amigos e familiares desse homem que dedicou 53 anos de sua vida ao Sacerdócio, nossos respeitosos pêsames”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA