25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Ministra da Mulher vem ao Estado em abril

Essa será a primeira visita da ministra ao Estado para participar da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres 

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, confirmou que vai participar da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM-ES), que acontece nos dias 13, 14 e 15 de abril, em Vitória. Essa será a primeira visita da ministra ao Estado para o encontro que tem como tema “Reafirmando as Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento ao Patriarcado, ao Racismo e às Desigualdades Sociais e Econômicas”.

A confirmação se deu nessa segunda-feira (13), em uma reunião on-line realizada com a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, que apresentou a nova Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), criada em 1º de janeiro de 2023, por meio do Decreto nº 5.264-R, com a finalidade de promover, proteger, defender e coordenar as políticas públicas para as mulheres no Estado do Espirito Santo.

- Continua após a publicidade -

“A nossa Secretaria tem como finalidade planejar, coordenar, articular e executar políticas públicas para as mulheres, além de realizar ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero, além da promoção da autonomia econômica com ênfase na inclusão produtiva. Nós temos uma grande jornada e um grande caminho a percorrer e queremos contar com a ajuda do Ministério da Mulher”, disse a secretária Jacqueline Moraes. 

Além da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, a pauta da reunião tratou da existência no Espírito Santo da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo; da implementação das políticas de igualdade de gênero e geração de renda para as mulheres; das políticas e programas do Governo Federal para as mulheres, e dos desafios para o enfrentamento das violências contra as mulheres. 

A subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Sônia Damasceno, explicou para a ministra que a atuação dela frente à Pasta será com foco no empreendedorismo e na produção produtiva das mulheres, por meio do programa Agenda Mulher. “A subsecretaria deve trabalhar promovendo a geração de renda e a inclusão socioprodutiva, além de dar ênfase para o protagonismo de mulheres e de meninas, com o incentivo à formalização, ao empreendedorismo e à inserção digital dos pequenos negócios”, explicou. 

Realização da Conferência 

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes). O evento está sendo organizado pela Comissão Especial Temporária da Conferência (Comissão Organizadora Estadual). 

Por meio do Decreto Nº 101-S, de 20 de janeiro de 2022, com o apoio a Lei Complementar 594, de 13 de julho de 2011, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, o Cedimes fez a convocação da sociedade para a participação na 5ª CEPM-ES, que vai se desdobrar em quatro eixos temáticos:

I – Análise da Realidade Brasileira e Capixaba: Social, Econômica, Política e Cultural – Os Desafios para a Construção da Igualdade efetiva;
II – Definição de Prioridades de Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres;
III – Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres;
IV – Participação das Mulheres nos Espaços de Poder: no Poder Público, na Iniciativa Privada, nos Movimentos Sociais e nos Processos Eleitorais.

Na reunião com a ministra, a secretária-geral do Cedimes, Edna Martins, enfatizou a importância das Conferências de Políticas para as Mulheres como instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição e aprimoramento de diretrizes. “Esse debate coletivo e a mobilização social buscam melhorias nas políticas públicas voltadas às mulheres”, frisou.  

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA