Aberta a 21ª Reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária. Event reúne governo federal, empreendedores da economia solidária e ONGs que atuam no fomento ao cooperativismo solidário
O evento, que teve início nesta terça-feira (9), em Brasília, se estenderá até o dia 10 de maio e tem o objetivo de discutir as diretrizes do Plano Plurianual que se encerra em 2019.
“Entendemos que agir conjuntamente é essencial para o crescimento das ações e do fomento à economia solidária”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
O subsecretário de Economia Solidária e presidente do Conselho, Natalino Oldakoski, ressaltou a importância da participação popular no evento. “Não enxergo a secretaria sem a participação de cada uma das entidades aqui representadas por vocês”, destacou.
Entre as pautas que serão abordadas no encontro estão a formalização de um comitê de acompanhamento e fiscalização dos termos de parceria pactuados entre o MTb e empreendimentos de economia solidária.
Também encaminhamentos dados aos projetos de lei inerentes ao tema e esclarecimentos sobre o Cadastro de Empreendimentos Solidários (Cadsol), com apresentação de manual de utilização.
Participantes dos empreendimentos solidários destacaram a necessidade da recomposição dos recursos da secretaria, bem como o fortalecimento das ações em curso.
Conselho Nacional de Economia Solidária
O Conselho é de caráter consultivo e tem como objetivo articular interesses e construir políticas e ações para o fortalecimento da Economia Solidária.
Encorajar e promover ações para o engajamento da sociedade civil e do governo na política de economia solidária; estabelecer diretrizes para a política de economia solidária; e promover medidas de aperfeiçoamento tanto para a legislação quanto para as atividades e as propostas deste ministério ligadas à área.
O conselho visa ainda à mediação de parcerias estabelecidas entre as entidades da sociedade civil representadas no Conselho e a Senaes; e atuar de forma conjunta com outros conselhos que tenham atuação nas áreas de desenvolvimento, geração de emprego e renda.