23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Economia Solidária em debate no Ministério do Trabalho

Aberta a 21ª Reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária. Event reúne governo federal, empreendedores da economia solidária e ONGs que atuam no fomento ao cooperativismo solidário

O evento, que teve início nesta terça-feira (9), em Brasília, se estenderá até o dia 10 de maio e tem o objetivo de discutir as diretrizes do Plano Plurianual que se encerra em 2019.

“Entendemos que agir conjuntamente é essencial para o crescimento das ações e do fomento à economia solidária”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

- Continua após a publicidade -

O subsecretário de Economia Solidária e presidente do Conselho, Natalino Oldakoski, ressaltou a importância da participação popular no evento. “Não enxergo a secretaria sem a participação de cada uma das entidades aqui representadas por vocês”, destacou.

Entre as pautas que serão abordadas no encontro estão a formalização de um comitê de acompanhamento e fiscalização dos termos de parceria pactuados entre o MTb e empreendimentos de economia solidária.

Também encaminhamentos dados aos projetos de lei inerentes ao tema e esclarecimentos sobre o Cadastro de Empreendimentos Solidários (Cadsol), com apresentação de manual de utilização.

Participantes dos empreendimentos solidários destacaram a necessidade da recomposição dos recursos da secretaria, bem como o fortalecimento das ações em curso.

Conselho Nacional de Economia Solidária

O Conselho é de caráter consultivo e tem como objetivo articular interesses e construir políticas e ações para o fortalecimento da Economia Solidária.

Encorajar e promover ações para o engajamento da sociedade civil e do governo na política de economia solidária; estabelecer diretrizes para a política de economia solidária; e promover medidas de aperfeiçoamento tanto para a legislação quanto para as atividades e as propostas deste ministério ligadas à área.

O conselho visa ainda à mediação de parcerias estabelecidas entre as entidades da sociedade civil representadas no Conselho e a Senaes; e atuar de forma conjunta com outros conselhos que tenham atuação nas áreas de desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA