22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Mesmo após alertas, medicamento para Diabetes tipo 2 está em falta no Brasil

Fabricante alertou em fevereiro sobre o risco de desabastecimento

Por Rafael Goulart

Pacientes de Diabetes tipo 2 em todo o país estão há alguns meses relatando dificuldades para comprar o Ozempic, um medicamente injetável que estimula a produção de insulina pelo pâncreas e ajuda a reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea.

- Continua após a publicidade -

Nesta semana, em Fortaleza, Ceará, internautas já registraram a total falta do medicamento nas farmácias, situação já prevista pela fabricante Nova Nordisk que em fevereiro disparou um alerta sobre iminente risco de desabastecimento.

Uma das causas levantadas para o desabastecimento seria o uso off-label (fora da bula) do Ozempic como emagrecedor, situação semelhante que aconteceu no ano passado (2022) no Estados Unidos, quando um vídeo sobre os supostos efeitos emagrecedores do medicamente viralizou na internet e fez disparar a procura pelo produto.

Apesar das suspeitas, em nota à imprensa, a fabricante disse que não tem como rastrear a finalidade do uso do produto pelo paciente e reforçou que não promove e nem incentiva o uso dos seus produtos em desacordo com as informações descritas na bula.

Semaglutida

A substância que ajudaria no emagrecimento é a semaglutida, mesmo composto encontrado no Wegovy, que já é autorizado pela Anvisa para tratamento emagrecimento. Apesar de serem produzidos pela mesma fabricante, as medicações possuem concentrações diferentes.

A semaglutida atua no hormônio GLP-1, que é produzido pelo intestino e sinaliza para o cérebro o estado de saciedade, ou seja, que ele entenda que a pessoa está saciedade, por tanto não deve mais enviar impulsos de fome. É justamente por meio desse mecanismo que a substância pode ajudar na perda de peso.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA