- Continua após a publicidade -

Irã intercepta três petroleiros em Ormuz

Teerã intensifica controle sobre a passagem e ameaça punir travessias sem coordenação

A televisão estatal do Irã informou nesta sexta-feira, 26, que três petroleiros estrangeiros foram interceptados após tentarem atravessar o Estreito de Ormuz por uma rota considerada “não autorizada” por Teerã. Segundo a emissora IRIB, as embarcações pretendiam utilizar o chamado corredor sul e foram obrigadas a alterar o curso em direção ao Golfo Pérsico após advertência da Marinha da Guarda Revolucionária (IRGC, na sigla em inglês).

Um repórter da emissora afirmou via Telegram que “a única autoridade legal” na região é a República Islâmica do Irã e a Marinha da Guarda Revolucionária.

Segundo o relato, a força naval notificou, por volta das 21h30 (de Brasília) de ontem, madrugada de sexta-feira no horário local no Irã, embarcações que operam no Golfo Pérsico e no Mar de Omã de que qualquer rota estabelecida sem coordenação com o Irã para cruzar o estreito é “ilegal, inaceitável e extremamente perigosa”.

- Continua após a publicidade -

A IRGC também declarou que apenas o corredor marítimo previamente definido por Teerã pode ser utilizado para a travessia e que os navios devem coordenar a passagem por um canal do rádio marítimo já determinado.

Ainda de acordo com a televisão estatal, embarcações que desrespeitarem a determinação poderão perder a cobertura de seguros, enquanto proprietários, operadores e comandantes serão responsabilizados pelas consequências de uma travessia considerada irregular.

As declarações ampliam a pressão do governo iraniano contra uma rota alternativa apoiada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) para permitir a saída de navios retidos no Golfo Pérsico após o conflito entre Estados Unidos e Irã. Mais cedo, o vice-ministro das Relações Exteriores, Kazem Gharibabadi, advertiu que rotas criadas sem o aval de Teerã poderão ser “suspensas”.

Com informações da Estadão Conteúdo – Internacional, Pedro Lima

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Trump chama Lula de volátil em entrevista
Origem histórica da direita e esquerda política
Casa Branca nega rascunho do acordo EUA-Irã
EUA e Irã podem antecipar assinatura de memorando...
G7 aumenta a pressão por fim da guerra...
Reino Unido autoriza EUA a usarem bases contra...
Acordo EUA-Irã derruba preços de combustíveis no Brasil
146 militares atuam na fiscalização de verão da...
Petroleiros não aceitam proposta da Petrobras
Lula negocia restrições da UE a produtos brasileiros

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 234

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -