Governador Renato Casagrande decreta situação de emergência após sobrevoo em área afetada nesta quinta-feira (12)
Por Kebim Tamanini
Um incêndio que afeta a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, desde a noite da última segunda-feira (09), provocou o fechamento temporário do Parque Estadual Paulo César Vinha. O parque permanecerá fechado até a próxima segunda-feira (16), segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que destacou que os servidores estão focados no combate às chamas para proteger a APA e evitar que o fogo alcance o parque.
Na manhã desta quinta-feira (12), o governador Renato Casagrande sobrevoou a região, onde decretou situação de emergência devido à gravidade do incêndio. “Estamos acompanhando o trabalho do Notaer, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Iema e voluntários que lutam para reduzir os focos de incêndio”, declarou Casagrande, pedindo ainda que a população colabore ao reportar qualquer novo foco.
Ver essa foto no Instagram
O combate ao incêndio envolve cerca de 30 agentes, entre militares do Corpo de Bombeiros e funcionários do Iema. As equipes estão divididas em três frentes: uma para atuar diretamente na principal linha de fogo e as outras duas focadas em conter os pontos quentes dispersos ao longo da APA. Veículos como quadriciclos e pick-ups também estão sendo utilizados para resfriar áreas críticas.
Apesar da gravidade, não houve registro de residências atingidas ou de evacuação de moradores. O combate prossegue com monitoramento contínuo, e nesta manhã, não foi necessária a utilização de aeronaves, uma vez que as equipes conseguiram avançar com sucesso por via terrestre.
O incêndio ocorre em meio a um cenário de forte estiagem e temperaturas elevadas, fatores que têm dificultado o controle das chamas na região.
Confira abaixo a situação do incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari.