Proposta que concede título a Guarapari, de autoria de ex-deputada Soraya Manato, foi sancionada pelo presidente Lula
Por Robson Maia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sancionou a Lei que confere o título de Capital Nacional da Biodiversidade Marinha ao município de Guarapari, Região Metropolitana capixaba. A proposta teve como autora a ex-deputada federal Dra. Soraya Manato, do PP.
A sanção presidencial aconteceu nesta semana, com a norma sendo publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira. No momento da proposição da medida, Soraya elencou as razões pela qual o município deveria receber o título.
“A posição das Ilhas de Guarapari, inseridas em uma região de transição biogeográfica, resulta na presença de um conjunto de espécies características de regiões tropicais e subtropicais, gerando uma fauna altamente diversificada”, explicou a autora da proposta.
De acordo com Soraya Manato, “comparações recentes com diversas localidades, como os Arquipélagos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha, demonstram a maior diversidade de fauna de peixes das Ilhas de Guarapari.”
Ao longo da tramitação da proposta no Senado, o texto teve como relator outro parlamentar do Espírito Santo, o senador Fabiano Contarato, do PT. O parlamentar vibrou em suas redes sociais a aprovação da proposta.
“Recebemos uma grande notícia! O presidente Lula sancionou a lei concede a Guarapari o título de Capital Nacional da Biodiversidade Marinha. Foi um projeto do qual tive a honra de ser relator, e fico muito feliz com essa conquista.
Guarapari, que já é referência no turismo do Espírito Santo e do Brasil, é conhecida por suas praias deslumbrantes e a riqueza da biodiversidade marinha”, escreveu Contarato em suas redes.
“Esse título é mais que merecido e reforça a importância da cidade para a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável no país”, completou.