22.9 C
Vitória
terça-feira, 22 DE abril DE 2025

Governo do Brasil ‘deplora’ decisão de Israel de suspender entrada de ajuda humanitária em Gaza

O governo brasileiro defende que as partes promovam o estrito cumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo

O Ministério das Relações Exteriores, em nota divulgada nesta segunda-feira (3), lamentou a suspensão da entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza por Israel. “O governo brasileiro deplora a decisão israelense de suspender a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que exacerba a precária situação humanitária e fragiliza o cessar-fogo em vigor”, diz o texto do Itamaraty.

Israel interrompeu a entrada de todos os bens e suprimentos na Faixa de Gaza no domingo (2) e advertiu sobre “consequências adicionais” caso o Hamas não aceite uma nova proposta para estender o cessar-fogo.

LEIA MAIS
Papa Francisco morreu aos 88 anos. Foto: Mazur/cbcew.org.uk / Catholic Church Governo decreta luto oficial de 7 dias por morte de papa Francisco - Na manhã desta segunda, Lula lamentou o falecimento do Papa Francisco e disse que a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo
Papa Francisco morreu aos 88 anos. Foto: Vatican Media Vaticano publica sobre Francisco o editorial intitulado ‘O papa da misericórdia’ - O Papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, em Roma. Editorial do Vaticano destacou que ele mostrou uma Igreja mais próxima e acolhedora

O Itamaraty diz que o Brasil pede a “imediata reversão da medida”, recordando que “Israel tem obrigação – conforme reconhecido pela Corte Internacional de Justiça em suas medidas provisórias de 2024 – de garantir a prestação de serviços básicos essenciais e assistência humanitária à população de Gaza, sem impedimentos”. A nota afirma ainda que a obstrução deliberada e o uso político da ajuda humanitária constituem grave violação do direito internacional humanitário.

O governo brasileiro defende que as partes promovam o estrito cumprimento dos termos do acordo de cessar-fogo e o engajamento nas negociações “a fim de garantir cessação permanente das hostilidades, retirada das forças israelenses de Gaza, libertação de todos os reféns e estabelecimento de mecanismos robustos para ingresso de assistência humanitária desimpedida, previsível e na necessária escala.” (Agência Estado)

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA