Governo anuncia projeto para novo sistema de abastecimento de água de São Mateus

Um novo sistema de abastecimento de água para São Mateus. Esse é o objetivo do projeto de engenharia anunciado, nesta segunda-feira (03), pelo Governo do Espírito Santo. Será realizado um estudo para implantação do novo local de captação de água no Rio Cricaré.

O termo de cooperação técnica foi assinado entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Organização Não-Governamental (ONG) Espírito Santo em Ação, a Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), a Suzano e a Soma Urbanismo.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que São Mateus vive um problema antigo de captação de água salinizada do Rio Cricaré, o que prejudica o abastecimento da população.

“A cidade de São Mateus sofre há muitos anos com a salinização da água. Conseguimos
construir uma parceria para a construção do projeto de engenharia, que é o passo fundamental para a contratação da obra. São mais de 100 mil pessoas que vivem essa situação. O projeto vai definir ao longo do Rio Cricaré o local que vai ter o enrocamento de pedra, que serve para guardar água e impedir a entrada de água salina, a estação de captação de água, a estação de bombeamento e a adutora que vai ligar até a estação de tratamento de água”, disse Octaciano Neto.

O consultor Celso Kauss, que vai elaborar o projeto com a Ganem Engenharia, explicou que a salinização da água na cidade já registrou índice vinte vezes acima do recomendado. Ele destacou que o novo local de captação deverá ficar entre 15 e 20 quilômetros do local atual. “A linha adutora vai levar a água até São Mateus, onde será feito uma casa de bomba e um enrocamento, como se fosse um degrau, para impedir que a água salobra se misture com a água do rio”, explicou.

O trabalho que será realizado abrange a elaboração do projeto da nova captação de água bruta do Rio Cricaré e sua respectiva adutora, que vai ligar esta nova captação ao sistema de abastecimento de água de São Mateus.

Para desenvolvimento do projeto, serão feitos estudos topográficos na área de captação ao longo da adutora e na estrada de serviço. Também será feito o reconhecimento e a verificação da capacidade do solo. O objetivo é definir o que vai compor o sistema de captação do Rio Cricaré. Ainda serão elaborados os projetos estruturais e elétricos. A expectativa é de que o estudo seja finalizado em quatro meses.

Participaram da assinatura dos termos de cooperação representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Mateus, da ONG Espírito Santo em Ação, Assenor, Soma Urbanismo, Suzano Papel e Celulose, além de vereadores e demais lideranças do município.

De acordo com o prefeito de São Mateus, Daniel Santana, a concretização desse projeto vai contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mateenses. “São Mateus vive um problema antigo de captação de água do Rio Cricaré, que prejudica o abastecimento da população”.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome