24.9 C
Vitória
quinta-feira, 4 DE julho DE 2024

Futuro do empreendedorismo do ES está no turismo

O Sebrae tem identificado um grande potencial na cadeia do turismo capixaba, que pode ser ampliado com ações para os empreendedores

Por Pedro Rigo

Neste Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebramos a vocação turística do estado, impulsionada pelos pequenos negócios do setor. A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. No Brasil, esses negócios são de extrema importância para a economia, sendo os maiores responsáveis pela criação de empregos. Na nossa realidade do Espírito Santo, o empreendedorismo é cada vez mais latente. Por aqui, 89,5% das empresas ativas (471.056) são pequenos negócios, englobando microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. As informações são do DataSebrae, painel de dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae/ES).

- Continua após a publicidade -

O Sebrae tem identificado um grande potencial na cadeia do turismo capixaba, que pode ser ampliado com ações para os empreendedores, preparando-os para atender os visitantes com excelência. Pensando nisso, já a partir deste ano, decidimos apostar na cadeia turística do estado e já temos feito investimentos para incentivar essas atividades. Nos próximos três anos, vamos repassar R$ 80 milhões em recursos para capacitação.

Nesse período, negócios como bares, restaurantes, empresas de eventos, locadoras de automóveis, hotéis e pousadas, entre outros empreendimentos, terão acesso a cursos, oficinas, workshops, missões técnicas para fora do estado, consultorias e atendimentos especiais para que aquela vocação seja explorada ao máximo. Outra iniciativa que já está sendo implementada é a concentração do atendimento presencial nesse segmento: a partir deste ano, 40% das consultorias nos prédios do Sebrae estão destinadas aos pequenos negócios do turismo.

Segundo o DataSebrae, atualmente temos 60.286 empresas ativas desempenhando alguma atividade relacionada ao turismo no Espírito Santo. A maioria desses negócios (74,71%) é formada por MEIs, o que demonstra que os profissionais autônomos estão identificando que também há demanda e espaço para explorar esse mercado por aqui.
Para termos uma noção, dos 78 municípios do estado, 70 estão inseridos no mapa do turismo do Ministério do Turismo, com nove vocações turísticas já classificadas: agroturismo, aventura, religioso, ecoturismo, gastronômico, místico, turismo de sol e praia, histórico-cultural e turismo de experiência.

De um ponto de vista histórico-cultural, temos uma interessante novidade: Pindobas, o primeiro distrito turístico do estado do Espírito Santo, no interior de Venda Nova do Imigrante. A localidade é um verdadeiro símbolo da história da imigração italiana no estado, com o casarão da família Scabello, que tem 270 anos, e a construção da primeira igreja da região. A expectativa é que o distrito esteja pronto para receber os visitantes a partir de setembro.

Acreditamos na grande capacidade que o turismo tem para transformar territórios, criando empregos e oportunidades. Com o devido investimento, o setor tem tudo para se tornar uma das principais matrizes econômicas do Espírito Santo.

Pedro Rigo é superintendente do Sebrae/ES.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba