25.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Fundão: 85 anos de um município rico em turismo e agronegócios

Foto: Jackson Gonçalves

O município, localizado na região Metropolitana da Grande Vitória, possui muitos destaques econômicos

A 53 km da capital capixaba, Fundão faz parte da região Metropolitana da Grande Vitória, e é um município rico em atividades econômicas. O município fundado em 05 de julho de 1933, completa 85 anos, hoje, com destaques no turismo, no comércio local, nas indústrias e na agricultura.

O município possui a logística privilegiada que favorece o escoamento de toda a produção agrícola. Um dos destaques é a produção de mel. São quase 70 toneladas por ano, gerando a criação de uma cooperativa para administrar as vendas do produto.

Além disso, o município investe na produção da banana e café, que dividem o mesmo espaço de forma consorciada. Por ano, são colhidas 1.500 toneladas de banana, e 207 mil sacas de café. Em apenas uma das propriedades da região foram colhidas 1.600 sacas de café ano passado.

Foto: Jackson Gonçalves

Fundão também é o único lugar no Espírito Santo que é dotado de praias e montanhas ao mesmo tempo. Em 40 minutos, você sai da montanha e está na região praiana. Praia Grande é o seu maior cartão-postal.

As indústrias também possuem grande importância para o município. Um exemplo é a empresa que produz tecnologia na área de petróleo, que hoje tem destaque nacional. Um dos seus principais produtos é o chamado slockline, que são filtros de areia para a contenção das impurezas na retirada do petróleo.

Solenidade

Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Fundão e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal e Estadual, realizarão neste domingo (08), às 8 horas, o desfile cívico escolar, intitulado de “Potencialidades do Município”.

Cerca de 3 mil alunos da Educação Básica, das Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo desfilarão. Além disso, haverá a participação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES), da Banda Júnior da Polícia Militar, da Banda Musical Clóvis Borges Miguel da Serra, da Banda Estrela dos Artistas da Serra e da Banda Marcial Ermentina Leal da Vila do Riacho de Aracruz.

O desfile visa a garantir um momento de integração entre as instituições de ensino e a sociedade, com apresentações riquíssimas da cultura  local e excelente oportunidade de aprendizagens a todos, resgatando os valores éticos, morais, educacionais e culturais.

O prefeito do município, Pretinho Nunes, destacou que o desfile cívico marca mais uma etapa de crescimento de Fundão e que está muito contente com as festividades que começam a partir desta sexta-feira (06).

“Estamos muito ansiosos em receber nossos turistas, visitantes e moradores do nosso município. O ponto alto dos festejos, a comemoração dos 85 anos de emancipação política da cidade, será o desfile cívico em Fundão, pois são mais de 20 anos que esse desfile não acontecia. Esse resgate da cultura e tradição é muito importante para todos nós, munícipes, temos a preocupação e intuito de recuperar a nossa identidade que há anos foram esquecida”, comemorou Pretinho Nunes.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade