25.9 C
Vitória
quinta-feira, 24 DE abril DE 2025

Fórum sobre carreira e inovação vai reunir mais de mil estudantes no ES

II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã terá participação do governador Renato Casagrande

Por Erik Oakes

Estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Espírito Santo tem um encontro marcado com personalidades do mercado. O II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã, realizado nesta quarta (16) pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), promete provocar reflexões sobre o futuro profissional e apresentar aos jovens uma visão ampliada sobre as oportunidades que o Espírito Santo oferece.

Com mais de mil estudantes confirmados, o Fórum será realizado no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, e trará temas como empreendedorismo, inovação, carreira e desenvolvimento econômico e social, com o objetivo de conectar os jovens ao universo profissional, acadêmico e empresarial do estado. Para isso, o evento reunirá autoridades, especialistas e empresários em painéis temáticos e conversas inspiradoras. 

“A educação é o caminho para transformar realidades e construir oportunidades. Nosso Fórum busca oferecer aos estudantes uma visão ampliada do futuro e das possibilidades que o mercado capixaba oferece”, destaca o presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis.

Entre os destaques da programação estão o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que falará sobre políticas públicas e crescimento do estado, e o vice-governador Ricardo Ferraço, que abordará as potencialidades do mercado capixaba e os caminhos para os jovens nos próximos dez anos.

LEIA MAIS
I Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã Foto: Sinep-ES Fórum sobre carreira e inovação vai reunir mais de mil estudantes no ES - II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã terá participação do governador Renato Casagrande
Adolescentes e jovens estão usando aplicativos com técnica do 'brain rot'. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil ES: especialistas alertam para tática de ‘brain rot’ aplicada por estudantes - Professores da Ufes falam sobre “preguiça mental” com uso do ‘brain rot’ por adolescentes e jovens que não querem enfrentar a leitura

Também participam o educador Gabriel Tebaldi, mestre em Educação e doutorando em Filosofia, e a estudante de Medicina Gabriela Fonseca, que atua como aluna observadora na universidade de Harvard. Ambos vão propor uma reflexão sobre a construção da identidade profissional e pessoal dos estudantes em meio às exigências do século XXI.

O último painel do dia será voltado ao empreendedorismo na prática, com a participação de Ricardo Frizera, sócio da ApexBrasil, e Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental. Os dois apresentarão experiências reais de execução disciplinada e estratégias de sucesso.

Além das palestras, os alunos terão acesso à Feira das Instituições de Ensino Superior, onde poderão conversar diretamente com representantes de universidades e faculdades sobre cursos, áreas de atuação e perspectivas de carreira.

O encerramento do evento terá atração musical com o DJ Koreia e o sorteio de uma bolsa de estudos para um curso na Inglaterra, reforçando o compromisso do Fórum com o incentivo ao protagonismo juvenil e à internacionalização do aprendizado.

Programação

  • 7h30 às 8h30: credenciamento e boas-vindas
  • 8h30 às 8h45: abertura oficial e discurso do presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis
  • 8h45 às 9h15: palestra: “Espírito Santo: exemplo para o Brasil”, com o governador Renato Casagrande.
  • 9h15 às 10h: palestra: “O desenvolvimento do ES do amanhã!”, com o vice-governador Ricardo Ferraço.
  • 10h às 10h45: intervalo para networking e visitação à Feira de Profissões e Inovação.
  • 10h45 às 11h30: “Palestra: Assumindo responsabilidade e construindo minha realidade!”, com Gabriel Tebaldi, mestre em Educação e doutorando em Filosofia, e Gabriela Fonseca, estudante de Medicina e aluna observadora da escola de Medicina em Neuro-oncologia da universidade de Harvard (dos Estados Unidos).
  • 11h30 às 12h15: Palestra: “Plantar e colher”, com Ricardo Frizera, empresário e sócio da Apex, e Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental.
  • 12h15 às 13h: Reflexões finais e sorteio de uma bolsa de estudos na Inglaterra para o aluno que visitar e interagir com a maior quantidade de estandes da Feira de Profissões e Inovação.
  • 13h30 às 14h: Encerramento com DJ Koreia e visitação à Feira das Instituições de Ensino Superior.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA