23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Findes apresenta balanço do ano para o setor industrial

Findes apresenta balanço do ano para o setor industrialNúmeros foram divulgados em um almoço oferecido à imprensa. Segundo o presidente da Findes, Marcos Guerra, o setor industrial está otimista em relação ao próximo ano.

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) realizou nesta terça-feira (04) um almoço de confraternização com a imprensa capixaba. Na ocasião, o presidente da federação, Marcos Guerra, fez um balanço do ano de 2012 para o setor industrial, e apresentou também as expectativas do setor para 2013.

- Continua após a publicidade -

“2012 foi um ano difícil, que nos exigiu muita cautela, por conta de perdas e desafios como as discussões sobre a distribuição dos royalties, o fim do Fundap e também as eleições municipais”, comentou Guerra.

Segundo dados divulgados pela Findes, a indústria brasileira registrou um decréscimo de cerca de 2,9% em 2012, com previsão de recuperação de 4,0% no próximo ano. Para as indústrias capixabas, o cenário foi um pouco mais desfavorável: de janeiro a setembro de 2012, o setor registrou uma queda de 6,8% na produção. Para 2013, entretanto, a expectativa é de recuperação, com um crescimento de 3,5%. “Estamos tendo um pequeno aquecimento na indústria, mas ainda pouco significativo se compararmos com os anos anteriores”, explicou Marcos Guerra.

O presidente da Findes também apresentou previsões relacionadas ao Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, com base em estimativas calculadas pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies). Segundo os dados apresentados, o PIB capixaba deve fechar o ano de 2012 com um crescimento de 3,0%. Para Guerra, um dos fatores que contribuiu para que, mesmo diante de um cenário de crise, o PIB capixaba registrasse um aumento foi o crescimento do comércio varejista no Espírito Santo.

De maneira geral, porém, o ano foi de desafios para a indústria, marcados principalmente pela retração da demanda por commodities no mercado internacional, com conseqüente queda na produção da indústria siderúrgica capixabas. Ainda assim, alguns setores registraram um melhor desempenho: petróleo, alimentos e bebidas,construção civil, celulose e rochas ornamentais.

Entre as ações da federação que se destacaram em 2012, várias estão ligadas à capacitação profissional – visando atender à demanda dos novos projetos que se instalam no Espírito Santo – e também ao fortalecimento do associativismo, além da interiorização do desenvolvimento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA