23.2 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Temporal atinge o ES e chuva deve continuar até esta terça (30)

Veja a previsão completa do tempo para o fim de janeiro

Por Kebim Tamanini

Fortes chuvas assolaram a Grande Vitória e a Região Sul do Espírito Santo na tarde desta segunda-feira (29/01). Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Iconha e Rio Novo do Sul registraram queda de raios e árvores, alagamentos e ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades neste final de janeiro.

- Continua após a publicidade -

Veja no vídeo o que a chuva causou por onde passou.

O Inmet anunciou um alerta laranja, classificado como de perigo, que permanece em vigor para as cidades do Norte capixaba, onde chuvas intensas estão previstas para os próximos dias. Espera-se um volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhado por ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nas demais regiões do estado, o alerta amarelo, indicando perigo potencial, continua válido até esta terça-feira (30). São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia até as 10h de terça-feira, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, há a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

WordPress Tables Plugin

Confira a previsão completa para os próximos dias.

Segunda-feira (29): Instabilidade persiste no Estado

O tempo permanece instável nesta segunda-feira devido a um canal de umidade ligado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Pode haver chuvas em diversos momentos do dia em todas as áreas, sendo menos frequentes no extremo sul do estado.

O vento será moderado, principalmente no litoral norte. Na Grande Vitória, espera-se variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Na Região Sul e Norte, também há variação de nuvens e previsão de chuva esporádica.

Terça-feira (30): Sol entre nuvens e possibilidade de chuvas rápidas

O canal de umidade associado à ZCAS se desconfigura, permitindo que o sol apareça um pouco mais no Espírito Santo. Durante a manhã, prevê-se predomínio de sol entre nuvens, mas a tarde pode trazer chuvas rápidas devido à combinação de calor e alta umidade do ar, em todo o estado.

Existe a possibilidade de pancadas de chuva mais intensas na porção sul e serrana capixaba. O vento sopra moderado no litoral. Na Grande Vitória, manhã ensolarada, com aumento de nuvens e possibilidade de chuva rápida à tarde. Na Região Sul, há variação de nuvens e previsão de chuva a partir da tarde. Na Região Norte, sol pela manhã, com aumento de nuvens e possibilidade de chuva rápida à tarde.

Quarta-feira (31): Estabilidade e sol predominam em parte do Estado

A previsão para quarta-feira indica tempo estável ao longo do dia na porção leste e extremo norte do estado, onde o sol predomina entre nuvens, e não há previsão de chuva na Grande Vitória, litoral sul, Norte e Nordeste.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA