Os livros serão vendidos pelo preço promocional de R$ 50,00
Por Redação
Em memória pelo 100º aniversário do nascimento de Mário Gurgel, será realizado no dia 20 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal de Vitória o lançamento dos livros O menino da Ilha, e Crônicas de Vitória. Este último traz textos publicados por ele na imprensa capixaba durante as décadas de 1940 a 1960 e foi apoiado pela ArcelorMittal, por meio da Lei Rubem Braga.
Por sua vez, O menino da Ilha foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da ArcelorMittal, Autoglass, Banestes e Motociclo.
Ex-prefeito de Vitória, Gurgel foi duas vezes o vereador mais votado na capital capixaba, feito que repetiu duas vezes como candidato a deputado estadual mais votado e a deputado federal em 1966.
Dedicou sua carreira política à luta por justiça social e foi autor da lei que criou o Departamento Social do Menor – primeira instituição que cuidou do assunto em nível estadual. Também em 1958, fundou a Casa do Menino, em funcionamento até hoje. Criou e/ou contribuiu para a criação e manutenção do Lar da Menina, da Escola de Pesca Caboclo Bernardo e de outras instituições voltadas para o bem-estar do Menor. Mário Gurgel foi também presidente do Instituto Espírito-santense para o Bem-estar do Menor.
O evento será iniciado com um bate-papo do autor, Antonio de Pádua Gurgel, com os presentes.
Sobre o autor
Antonio de Pádua Gurgel nasceu em Vitória (ES), tendo atuado em diversos veículos de comunicação de Brasília, Vitória e Rio de Janeiro. Entre outros livros, publicou O Brasil vai às urnas: retrato da campanha presidencial (de 1989), O Diário da Rua Sete, Jornal da Década de 70 e A Rebelião dos Estudantes: Brasília, 1968. Em português e inglês, publicou O senhor das orquídeas, Ruschi: o guardião da floresta, Vitória, Vila Velha e Espírito Santo.
Coordena a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, que já publicou 32 títulos, inclusive as biografias de Rubem Braga, Maysa, Guilherme Santos Neves e Hermógenes Fonseca.