24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Filho de Mário Gurgel lança livro que celebra 100 anos do pai

Os livros serão vendidos pelo preço promocional de R$ 50,00

Por Redação 

Em memória pelo 100º aniversário do nascimento de Mário Gurgel, será realizado no dia 20 de junho, terça-feira, a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal de Vitória o lançamento dos livros O menino da Ilha, e Crônicas de Vitória. Este último traz textos publicados por ele na imprensa capixaba durante as décadas de 1940 a 1960 e foi apoiado pela ArcelorMittal, por meio da Lei Rubem Braga.

- Continua após a publicidade -

Por sua vez, O menino da Ilha foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da ArcelorMittal, Autoglass, Banestes e Motociclo.

Ex-prefeito de Vitória, Gurgel foi duas vezes o vereador mais votado na capital capixaba, feito que repetiu duas vezes como candidato a deputado estadual mais votado e a deputado federal em 1966.

Dedicou sua carreira política à luta por justiça social e foi autor da lei que criou o Departamento Social do Menor – primeira instituição que cuidou do assunto em nível estadual. Também em 1958, fundou a Casa do Menino, em funcionamento até hoje. Criou e/ou contribuiu para a criação e manutenção do Lar da Menina, da Escola de Pesca Caboclo Bernardo e de outras instituições voltadas para o bem-estar do Menor. Mário Gurgel foi também presidente do Instituto Espírito-santense para o Bem-estar do Menor.

O evento será iniciado com um bate-papo do autor, Antonio de Pádua Gurgel, com os presentes.

Sobre o autor

Antonio de Pádua Gurgel nasceu em Vitória (ES), tendo atuado em diversos veículos de comunicação de Brasília, Vitória e Rio de Janeiro. Entre outros livros, publicou O Brasil vai às urnas: retrato da campanha presidencial (de 1989), O Diário da Rua Sete, Jornal da Década de 70 e A Rebelião dos Estudantes: Brasília, 1968. Em português e inglês, publicou O senhor das orquídeas, Ruschi: o guardião da floresta, Vitória, Vila Velha e Espírito Santo.

Coordena a Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, que já publicou 32 títulos, inclusive as biografias de Rubem Braga, Maysa, Guilherme Santos Neves e Hermógenes Fonseca.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -