24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Festa do Tropeiro pode se tornar patrimônio cultural do ES

Proposta em tramitação no Legislativo capixaba declara celebração realizada em Ibatiba como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo

Por Robson Maia

Um Projeto de Lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) declara como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo a Festa do Tropeiro, realizada no município de Ibatiba, na região sul do Estado. A medida é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos) e é analisada pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

- Continua após a publicidade -

Na sessão ordinária desta segunda-feira (27), os parlamentares aprovaram o requerimento da Mesa Diretora para que a matéria tramite em regime de urgência. Desta forma, a proposta receberá o parecer oral das comissões e poderá ser incluída na pauta já da próxima sessão da Ales.

A Festa do Tropeiro foi criada ainda em 2003. Segundo Marcelo Santos, o evento ajuda a fazer uma reconstrução histórica e cultural dessas expedições que eram destinadas, em sua maioria, a transportar gêneros alimentícios para comercialização em vilarejos.

“A festa se tornou a mais tradicional da região e de Ibatiba. Atualmente, a cidade pulsa com uma rica atmosfera cultural. Ecos do período tropeiro permeiam toda a cidade, visíveis em locais como o Museu dos Tropeiros e o Monumento aos Tropeiros, situado às margens da BR-262”, explica o parlamentar.

Marcelo Santos ainda destaca o evento cultural como essencial para potencializar a parte turística e econômica da cidade.

A Festa do Tropeiro é realizada pela Prefeitura de Ibatiba e acontece no mês de setembro. O evento conta com programação diversa, incluindo torneios esportivos, shows e outras atividades culturais.

Com informações da Ales;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA