26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Eunício Oliveira é eleito o novo presidente do Senado

O senador peemedebista Eunício Oliveira é eleito o novo presidente do Senado. A votação ocorreu nesta quarta-feira (01º), Eunício comandará a casa no biênio 2017-2018.

O peemedebista foi indicado candidato, por aclamação, pelo PMDB, partido com maior bancada no Senado. Obteve 61 votos no plenário. O cargo foi disputado com o senador José Medeiros (PSD-MT).

- Continua após a publicidade -

O recém-eleito presidente do Senado destacou a importância do Parlamento na busca de um diálogo coletivo para assegurar o retorno do crescimento e do desenvolvimento do Brasil.

“Cabe a esta Casa a missão de, nesse momento, colaborar no esforço de unir o país em torno de um projeto comum de desenvolvimento e de resgatar a confiança da sociedade.  A confiança em nossas instituições só será conquistada com a retomada do diálogo entre governo, partidos, entidades sindicais, empresários e sociedade civil organizada. É o Parlamento que representa a supremacia do poder da palavra sobre o poder da força, do diálogo sobre o monólogo e da democracia sobre o autoritarismo”, acrescentou Eunício.

Tido como preferido pelo presidente Michel Temer, Eunício, de 64 anos, entrou na política em 1998 quando foi eleito deputado federal, cargo que ocupou até 2011, quando virou senador. Porém, é como tesoureiro do PMDB, cargo que ocupa há dez anos, que conquistou muito de sua relevância política dentro do partido.

Lava Jato
Apesar de não ter nenhum inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), Eunício já foi citado três vezes na Operação Lava Jato e é identificado como o “Índio” das planilhas da Odebrecht, que indicam pagamentos feitos para políticos. O ex-senador Delcídio do Amaral disse que Eunício teria cobrado propina para emplacar diretores em agências estatais.

Nelson Melo, ex-diretor da Hypermarcas, afirmou ter repassado 5 milhões de reais ao novo presidente do Senado por meio de contratos fictícios. E, por fim, Cláudio Melo, ex-diretor da Odebrecht, falou em pagamentos de 2 ,1 milhões de reais por aprovação de uma medida provisória. Eunício tem negado todas as acusações.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA