24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Estudantes capixabas vão receber absorventes higiênicos gratuitos

Absorventes higiênicos: escolas da Rede Estadual vão receber repasse do Governo do Estado para a compra do material para distribuir para estudantes

Por Munik Vieira

O repasse de recursos financeiros para a compra dos absorventes será feito por meio do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe), no valor de R$1,2 milhão. A decisão foi divulgava pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

- Continua após a publicidade -

Entenda

A distribuição de absorventes higiênicos será realizada por meio de cotas mensais. As estudantes com idade a partir dos 10 anos serão contempladas durante o período letivo. Para receber, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo que situações excepcionais deverão ser tratadas diretamente pelo Conselho de Escola.

Objetivo

A medida visa a promoção da saúde e o enfrentamento da exclusão escolar por meio do combate à precariedade menstrual. A distribuição gratuita de absorventes higiênicos será realizada por meio de cotas mensais, em quantidade adequada, a cada estudante do sexo feminino durante o período letivo.

De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), os recursos financeiros necessários à execução do Programa serão repassados aos Conselho de Escola, por meio do Programa de Gestão Financeira – PROGEFE. A previsão é de que as alunas comecem a receber os absorventes higiênicos no mês de novembro.

A vice-governadora Jacqueline Moraes destaca que essa é mais uma política importante no Espírito Santo. “Essa é uma ação importante, porque a vulnerabilidade social tira essas meninas, muitas vezes, da escola no seu período menstrual. Nós estamos atentos à política social. No âmbito do ES Solidário, fizemos uma grande campanha junto à sociedade para a doação de absorventes. Agora, nosso governo concretiza essa política pública”, pontuou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA