27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Espírito Santo é marcado por diversidade cultural

Espírito Santo é marcado por diversidade culturalAlém de todo o desenvolvimento econômico, o Espírito Santo também é reconhecido por sua riqueza no que diz respeito à cultura. Seu território é marcado por grupos que conferem a cultura do Congo, do Jongo, do Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo e ainda a cultura pomerana. Os sons também são diversificados, contando com instrumentos peculiares como a casaca, a concertina e até trombone.

Para o secretário de Estado da Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, o Espírito Santo dispõe de um valioso patrimônio histórico-arquitetônico, e um inegável legado histórico, que se renova diariamente por meio das inúmeras manifestações culturais. “Queremos fomentar e dar visibilidade a toda essa riqueza, assim como possibilitar a identificação e o conhecimento das diferentes feições culturais, representativas da nossa diversidade”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

E para dar visibilidade a tudo isso, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) conta com a publicação “Atlas do Folclore Capixaba”, produzido pelo fotógrafo Humberto Capai e sua equipe, que consegue reunir todo esse “balaio cultural”. Com base em minuciosa coleta de dados, o livro disponibiliza para o público em geral informações sobre as expressões folclóricas do Espírito Santo. Nele estão reunidos dados sobre saberes, expressões, danças, folguedos, artesanatos, festas populares e tradicionais. Para baixar a publicação clique aqui.

Existe outra publicação com o mesmo formato publicado há 29 anos atrás, coordenado pela subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural, Joelma Consuêlo. A pesquisa de campo conta com mais de 300 entrevistas com mestres da cultura popular capixaba com a abrangência cultural de 56 municípios do Estado.

“Realizar a pesquisa de campo através da aplicação de entrevistas a esses mestres nos revelou, além de informações preciosas, a sua luta e predisposição no sentido de manter vivo o elenco de tradições que, para eles, mais do que uma identidade, é um motivo para viver. São especificidades encontradas nos detalhes que acompanham a produção das vestimentas, dos adereços e dos instrumentos e também no cumprimento das obrigações ritualísticas e na produção das festas tradicionais”, contou Joelma.

O subsecretário de Estado da Cultura, Erlon Paschoal, acrescentou que um dos traços mais marcantes do Espírito Santo é a sua formação múltipla, multifacetada, em função das inúmeras etnias que se encontram na base de sua história e de sua configuração enquanto Estado.

Diversidade étnica

Para Juliana Simonato, historiadora e Coordenadora de Documentos Escritos, Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Público do Estado, a diversidade étnica capixaba tem sua origem marcada pela presença de três elementos distintos: o indígena, o africano e o europeu. “O processo de integração cultural desses grupos étnicos possibilitou a construção de uma identidade marcada tanto pela singularidade, em decorrência das manifestações específicas de cada grupo, como pelo reconhecimento de signos comuns, compartilhados historicamente”, explicou.

Com o intuito de resgatar e democratizar informações sobre a história do Espírito Santo, o Arquivo Público do Estado criou em 1995 a Coleção Canaã, projeto voltado para a publicação de obras referentes à história capixaba. A coleção já tem 12 volumes publicados com os títulos “Donatários, Colonos, Índios e Jesuítas: O início da colonização do Espírito Santo”, de Nara Saleto, agora em fase de reedição para que seja distribuído às escolas, e “História do Estado do Espírito Santo”, de José Teixeira de Oliveira. O livro “Negros no Espírito Santo”, de Cleber Maciel, também está sendo reeditado, com outros títulos inéditos de grande importância para a História do Estado.

Para conferir a base de dados do Projeto Imigrantes Espírito Santo e também a versão em PDF dos livros da Coleção Canaã clique aqui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA