26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Encontro anual do IFF analisa a inflação global e propõe recomendações para atingir a estabilidade financeira

Especialistas financeiros propuseram soluções para os problemas e desafios que o sistema enfrenta

Zhang Xiaoling, CEO da HuaAn Fund Management, disse em uma mesa redonda na reunião anual da IFF (Fórum Internacional de Finanças) que o sistema financeiro global atual é amplamente sólido, no entanto, a inflação se tornou um grave problema.

Não há crise econômica global a curto prazo 

De acordo com o recém-lançado relatório global de finanças e desenvolvimento do IFF 2022, a inflação continuará em 2023, apesar do aperto das políticas monetárias pelos bancos centrais em todo o mundo. Mais economias emergentes podem ter dificuldades para lidar com suas dívidas como resultado do aperto das condições financeiras internacionais. No entanto, a maioria dos participantes disseram acreditar que as ameaças sistêmicas de curto prazo ao sistema financeiro mundial não se materializarão.

- Continua após a publicidade -

O ambiente inflacionário atual apresenta riscos e desafios 

Domenico Siniscalco, o vice-presidente da IFF, o vice-presidente da Morgan Stanley e o ex-ministro da economia e finanças da Itália, disseram que as cadeias de suprimentos globais estão sendo minadas por fatores geopolíticos, e que o crescimento regional lento e a tendência às economias protecionistas ou isolacionistas estão exacerbando a inflação. Ele acrescentou que a gestão de riscos precisa ser bem executada pelos bancos centrais.

Henny Sender, ex-diretor administrativo da BlackRock, observou que a política fiscal é crucial para a estabilidade financeira e que o efeito transbordamento dos aumentos da taxa de juros pelo Fed representa dificuldades em todo o mundo.

Chang Soon-Young, presidente da Midas Asset, disse que a inflação crescente dificulta que as empresas retenham talentos em muitos países. As pressões inflacionárias estão tornando os investidores de risco e empresas de capital privado cada vez mais cautelosos, com a descoberta de novas fontes de financiamento se tornando uma prioridade devido ao aumento dos custos de financiamento.

As práticas da China podem ser um exemplo para o resto do mundo

De 2013 a 2021, a contribuição da China para o crescimento econômico global representou uma média de 38,6%. De janeiro a setembro deste ano, a taxa de inflação da China foi de 2%. As razões pelas quais a China foi capaz de manter alto crescimento e baixa inflação foram uma boa colheita agrícola e a estabilidade dos preços de energia, de acordo com o vice-presidente do IFF, Zhou Hanmin. A China serve como um excelente exemplo para a estabilidade da economia global.

Os palestrantes também enfatizaram a importância da cooperação global. Zhou Hanmin disse que a cooperação global traz benefícios a todos.

Sobre o Fórum Internacional de Finanças 

O Fórum Internacional de FInanças (IFF) é uma organização internacional independente sem fins lucrativos não oficial, fundada em outubro de 2003 por líderes da China, EUA, UE e outros países do G20, em conjunto com economias emergentes e líderes de várias organizações internacionais, incluindo a ONU, o Banco Mundial e o FMI. Também conhecido como Finance 20 (F20), o IFF é um mecanismo de diálogo permanente de alto nível e uma organização de cooperação multilateral no mundo das finanças.

Com informações de Agência Estadão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA