23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Escola da Serra revela talentos do atletismo e desperta sonhos

25A aluna Luana Soares Aguilar, do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Escola Nova Carapina, na Serra, é motivo de orgulho entre os familiares e amigos

Por Paula Bourguignon

Com apenas 17 anos, ela foi convocada para representar o Brasil em uma competição de atletismo internacional. O evento acontecerá na Bélgica. A aluna e atleta irá competir nos 4 km.

- Continua após a publicidade -

“Estou muito feliz com essa conquista, com essa grande responsabilidade em representar o meu país numa competição internacional. Isso é uma realização de um sonho. Nada disso seria possível sem meu diretor, Márcio, e meu treinador e professor, Diogo. Estou muito lisonjeada em ter essa oportunidade!”, disse Luana.

O coordenador do projeto e diretor da escola, Marcio Becali Tononi l, é só elogios à:

“Luana é motivo de imenso orgulho para a nossa escola. É um sentimento de vitória extrema. Uma vez que o projeto iniciou lá atrás, numa pretensão de ser vivência escolar, e se transformou em uma maior potência no Estado no que se refere ao atletismo”, menciona o coordenador do projeto e diretor da escola, Marcio Becali Tononi.

Enquanto professor de Educação Física percebi a grande janela de oportunidade que o Atletismo era capaz de proporcionar, percebi a grande potencialidade de nossos alunos. A praticada modalidade e os resultados foram impactante que mudaram a identidade da escola.

Treinos

A rotina de treino, de segunda a sexta, inclui os treinos intervalados, um treino de variação de estímulos de alta velocidade com baixa duração, e alguns intervalos de trote, caminhada ou até mesmo parada. Mas também tem resistência ou progressão.

“Minha rotina de treino é: vou para a escola de manhã, e da escola já vou treinar na Estação Conhecimento, das 13h30 até as 17h. Algumas das vezes, meu treino acontece também na própria escola. Nesse período meu treinador tem um planejamento da semana toda de treino. Cada dia é um treino diferente, mas a iniciação do treino é dar duas voltas de trote ao redor do campo para aquecer, depois faço os educativos. São mais ou menos uns 10 educativos e no final um progressivo, depois vou soltar as penas para começar o treino”.

Início do projeto

A Escola Estadual de Nova Carapina, chamada de “Escola Azul”, localizada na Serra, implantou o projeto “Olimpismo Escolar” para promover a inclusão social por meio do atletismo.

No clima dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a escola promoveu atividades visando à apropriação dos valores olímpicos e à vivência de esportes extintos ou pouco praticados no Brasil, bem como à ampliação do acervo de experiências sobre a cultura corporal, ao interesse por práticas corporais diferentes e ao conhecimento da história das Olimpíadas.

O projeto foi pensado no público que frequenta a unidade de ensino, que atende alunos em uma região de maior vulnerabilidade social.

Uma coisa chamou muita atenção dos idealizadores naquele ano: o interesse pelo atletismo embalado pelo carisma e vitórias do jamaicano Usain Bolt.

Escola da Serra revela talentos do atletismo e desperta sonhos
O esporte promove a inclusão social. Foto: Imagem de reprodução da escola.

“Enquanto professor de Educação Física percebi a grande janela de oportunidade que o Atletismo era capaz de proporcionar, percebi a grande potencialidade de nossos alunos. A praticada modalidade e os resultados foram impactante que mudaram a identidade da escola” disse o coordenador do projeto e diretor da escola, Marcio Becali Tononi.

Conquistas da Escola

Além de Luana o projeto já conquistou vários títulos importantes como:

Entre as principais conquistas estão: Tetracampeã Geral do Atletismo nos Jogos do Município (2013, 2014, 2015, 2016), Vice-Campeã Estadual Sub-14 (2018), Campeã Estadual Sub-14 (2019), com conquista de sete vagas nos Jogos da Juventude –
Etapa nacional do atletismo (2016 – 2 vagas, 2017 – 2 vagas, 2019 – 3 vagas).

Em 2021, com a retomada das competições pós-pandemia, a equipe de atletismo da escola foi coroada com conquistas memoráveis, tornando a Escola Azul aquela com a maior equipe de atletismo do Espírito Santo, vencendo quase todas as competições das quais participou:

  • Campeão Geral Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16;
  • Campeão Geral Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18;
  • Vice-campeão Geral Campeonato Estadual de Atletismo Sub-20;
  • Campeão Geral Campeonato Estadual de Atletismo Cross Country;
  • Campeão Geral Campeonato Estadual de Atletismo Sub-14.

Neste ano o projeto continua com grandes conquistas. 12 alunos foram para etapa nacional escolar em Aracajú representar o ES, 4 alunos representaram a equipe no brasileiro interclubes sub 18 em Bragança Paulista – SP. Teremos represente no para olímpico em São Paulo esse mês e em setembro 11 alunos estarão voando para Aracajú -SE novamente para representar o estado em outra competição.

“Na escola, estas crianças e adolescentes estão apreendendo com o esporte a ter uma nova visão de mundo pelos lugares que estão conhecendo e também ampliando seu futuro. Meu papel aqui é incentivar a todos. Sei que isso faz a diferença na vida deles. Todos são vitoriosos pelo empenho”, menciona o treinador Diogo Mello.

Estação Conhecimento, na Serra:

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, compondo a rede socioassistencial. Atualmente a instituição atende a cerca de 1500 beneficiários diretos.  O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA