26 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

ES: setor de serviços cresce 9,8% em um ano

O Espírito Santo é o 7º estado brasileiro com o melhor desempenho no setor de serviços, segundo a última pesquisa divulgada pelo IBGE

Por Amanda Amaral

O volume de serviços no Espírito Santo cresceu 9,8% entre novembro de 2022 e novembro de 2021. O patamar é mais elevado do que o visto no país (+6,3%), o que coloca o estado capixaba na 7º colocação entre as Unidades Federativas (UFs) com melhor desempenho. Também foi o 22º resultado positivo consecutivo, nessa base de comparação.

- Continua após a publicidade -

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do estudo também foram consolidados na Resenha de Conjuntura do Instituto Jones Santos Neves.

Comparação interanual

Na comparação interanual, houve expansão em todas as cinco atividades pesquisadas no território capixaba. O acréscimo mais expressivo foi verificado em Outros serviços (+23,4%), seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+11,7%), atividade com o maior peso na estrutura estadual de serviços.

Na sequência, aparecem Serviços profissionais, administrativos e complementares (+9,8%); Serviços de informação e comunicação (+3,7%); e Serviços prestados às famílias (+2,4%).

Outras bases de comparação

O volume de serviços no Espírito Santo avançou 0,4% em novembro se comparado ao mês imediatamente anterior. O estado capixaba apresentou desempenho acima do Brasil, que permaneceu estável (0,0%), e ficou com o sexto melhor resultado entre as Unidades da Federação (UFs), juntamente com Santa Catarina.

Já no acumulado no ano até novembro de 2022, houve aumento de 9,6%, superando a performance nacional (+8,5%). Também foi registrado avanço no acumulado dos últimos 12 meses (+9,4%), novamente acima da média do Brasil (+8,7%).

Receita nominal

A receita nominal de serviços no Espírito Santo, por sua vez, expandiu 14,6%, na comparação interanual. Houve elevação em todas as cinco atividades averiguadas: Outros serviços (+35,4%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+16,7%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (+15,4%); Serviços, prestados às famílias (+9,0%); e Serviços de informação e comunicação (+2,7%). No acumulado no ano, a receita nominal de serviços aumentou 18,2%, enquanto no acumulado em 12 meses o incremento foi de 18,0%.

“Em todas as medidas de desempenho, a receita nominal cresceu em magnitude superior ao volume de vendas, evidenciando o impacto da inflação sobre o setor de serviços capixaba. A exceção ocorreu no resultado da comparação interanual de Serviços de informação e comunicação, em que a ampliação do volume de vendas ultrapassou o da receita”, destaca a análise divulgada pelo IJSN.

setor de serviços
A equipe do Instituto analisa os dados do setor de serviços referentes ao Espírito Santo. Foto: Divulgação

Atividades turísticas

O volume das atividades turísticas, medido pelo Índice de Atividades Turísticas – IATUR2, subiu +1,5% no confronto com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, ao passo que na comparação interanual houve alta de 9,3%. Já no acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, os avanços foram, respectivamente, de 27,9% e 28,6%.

Para as mesmas bases de comparação, a receita nominal das atividades turísticas apresentou variações de -0,1% frente ao mês imediatamente anterior, +21,0% na comparação interanual, +46,9% no acumulado no ano e +47,2% no acumulado em 12 meses.

Sobre a pesquisa

A PMS investiga a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados são divulgados pelo IBGE com defasagem de dois meses e poderão sofrer atualizações na próxima divulgação.

Confira o desempenho do setor de serviços de acordo com cada base de comparação:

Setor de serviços em nov. 2022:

Nov. 2022/Out. 2022 – + 0,4%
Nov. 2022/Nov. 2021 – +6,3%
Acumulado do ano – +8,5%
Acumulado em 12 meses – +8,7%

Fonte: Instituto Jones Santos Neves.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA