Durante o Fórum de Segurança, as forças policiais destacaram que a maioria dos incidentes têm sido mais frequentes na Região Sul do Espírito Santo
Por Kebim Tamanini
Enquanto o Brasil enfrenta uma onda de roubos de cargas, com mais de 85% dos casos concentrados na Região Sudeste, o Espírito Santo se destaca como uma das regiões mais seguras do país para o transporte de mercadorias. Em 2023, o estado registrou 49 incidentes de roubo ou furto de cargas, e até junho deste ano foram contabilizados 39 casos. Durante o Fórum de Segurança, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, realizado nesta quinta-feira (04) em Vitória, as forças de segurança destacaram que a maioria desses incidentes ocorre na Região Sul do estado.
Primeiramente, é importante ressaltar que o setor de transporte de cargas é vital para a economia capixaba, representando mais de 5% do PIB e contando com uma frota de mais de 132 mil veículos comerciais, segundo dados do Sistema Fetransportes.
Em uma análise mais ampla, no Brasil, foram registrados 3.113 casos de roubos e furtos de cargas de janeiro até o final de junho de 2024, com 2.684 ocorrendo na região Sudeste. Embora o Espírito Santo tenha visto um aumento em relação aos 22 casos registrados no mesmo período de 2023, a natureza desses crimes mudou significativamente.
De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Crimes contra o Transporte de Cargas, Christian Waichert, houve uma redução nos roubos e um aumento nos furtos e saques de veículos, especialmente durante a madrugada.
“As estatísticas atuais mostram que a maioria dos crimes no Espírito Santo ocorre entre meia-noite e cinco horas da manhã. Este padrão sugere que o aumento está ligado a ações criminosas noturnas, muitas vezes envolvendo grupos que monitoram acidentes e se comunicam via WhatsApp para organizar saques. Esses incidentes têm sido mais frequentes na região sul do estado”, explica Waichert.
O chefe da Seção de Operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo, inspetor Cleverton Lopes Silva, corroborou essa visão. Ele destacou o aumento nos roubos e saques de cargas, frequentemente resultantes de acidentes de veículos.
“Um exemplo recente é o caso de uma criminosa que foi detida após tentar saquear uma carga. Após sua captura, continuamos monitorando sua gangue, resultando na sua prisão novamente uma semana depois, desta vez com mercadorias sem nota fiscal”, contou um caso ocorrido o inspetor da PRF-ES.
Itens Mais Visados
De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), os produtos alimentícios, combustíveis, farmacêuticos, autopeças, têxteis e confecções são as cargas mais visadas pelos criminosos em âmbito nacional. Em 2023, essas ações resultaram em um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão para o setor.
“Roubo de cargas é um inimigo íntimo e comum. Se quisermos combatê-lo, precisamos estar sempre um passo à frente, com compartilhamento de informações, troca de experiências e cooperação”, destacou o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.
Medidas de Enfrentamento
Para enfrentar esses desafios, o Espírito Santo tem intensificado suas operações de segurança e vigilância nas áreas mais afetadas. A comunicação e a coordenação entre as forças de segurança foram fortalecidas, com a implementação de tecnologias avançadas para o monitoramento de veículos e cargas. Segundo o delegado Waichert, são realizadas operações coordenadas regularmente para desmantelar grupos criminosos e prevenir novos incidentes.
“Um exemplo de atuação do Estado foi a intensificação das investigações na cidade de Cariacica, que em 2023 registrou 11 ocorrências, o maior número de roubos de cargas de cigarros. Após a identificação e prisão de um indivíduo responsável por esses crimes, os roubos cessaram completamente, sem nenhum registro em 2024”, exemplificou o delegado Waichert.
Rodovias Federais
As principais rodovias federais no Espírito Santo, BR-101, BR-262 e BR-259, são consideradas as mais críticas em termos de incidência de roubo de cargas. Segundo a PRF-ES, houve uma redução de cerca de 20% nos roubos de cargas de 2022 para 2023, graças ao intenso trabalho de monitoramento e uso de inteligência.
O inspetor Cleverton Lopes Silva explicou que operações preventivas e de combate ao crime nas divisas com outros estados têm impedido que criminosos de outras regiões utilizem rodovias capixabas para suas atividades ilícitas. “A geografia do Espírito Santo, sendo um estado relativamente pequeno, facilita nosso trabalho de monitoramento e controle”, finalizou.