24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

ES: quase 123 mil empresas inadimplentes

Número de empresas inadimplentes cresce em todo o país e atinge novo recorde, segundo pesquisa

Por Amanda Amaral

O Espírito Santo está em 14º lugar no ranking entre as Unidades Federativas (UFs) com o maior número de empresas inadimplentes. Em abril, a negativação alcançou 122.911 mil empreendimentos capixabas, contra 121.372 mil do mês imediatamente anterior. 

- Continua após a publicidade -

As informações são do Indicador de Inadimplência da Serasa Experian do mês passado. De acordo com o levantamento, São Paulo é o estado com o maior número de empresas com dívidas, 2.057.144. Em segundo lugar Minas Gerais (605.912), seguido pelo Rio de Janeiro (584.912).

Em todo o país, 6.512.731 empreendimentos estavam inadimplentes no período da pesquisa. Esse foi o maior número registrado pelo indicador em toda a série histórica, iniciada em 2016. O valor das dívidas, quando somadas, também cresceu e atingiu quantia recorde (R$ 117,5 bilhões). Em média, cada CNPJ possui cerca de sete contas negativadas.

Os empreendimentos do segmento de “Serviços” são os mais afetados e representam 54% do total de inadimplentes. Em sequência está o “Comércio”, com representatividade de 37%, seguido pelas “Indústrias” (7,7%), “Setor Primário” (0,8%) e “Outros” (0,5%) – categoria que contempla empresas “Financeiras” e do “Terceiro Setor”.

empresas inadimplentes
Luiz Rabi, economista da Serasa, fala sobre a pressão da inflação e da taxa de juros. Foto: Divulgação/Serasa

Micro e pequenas empresas

Dentre as mais de 6,5 milhões de companhias negativadas, 5.755.735 são micro e pequenos negócios. Considerando apenas as empresas desses portes, existem mais de 39 milhões de dívidas e a soma desses débitos totaliza R$ 94,5 bilhões. “Os empreendimentos de portes menores são, naturalmente, mais impactados pelas dificuldades financeiras, já que possuem menor fôlego no fluxo de caixa e pouca reserva emergencial”, explica o economista da Serasa Experian.

Luiz Rab, explica que o quadro econômico do país continua impondo desafios aos empreendedores, que acabam entrando na inadimplência. ”Infelizmente, a análise continua a mesma, já que fatores como a inflação e a taxa Selic seguem abalando o poder de compra dos consumidores que, em grande parte, ainda se encontram negativados. Com insumos encarecidos, juros altos e nenhum incentivo ao consumo, o fluxo de caixa das empresas não encontra espaço para crescer, o que torna a quitação de dívidas inviável para os donos de negócios”.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.

Indicador de Inadimplência da Serasa - Abril 2023

Empresas inadiplentesBrasil ES
abril 20236.512.731,00122.911,00
março 20236.486.129,00121.372,00
Fonte: Serasa Experian

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA