29.4 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

ES: comércio e serviços são líderes na geração de empregos

Influenciados pela Copa do Mundo, os setores de comércio e serviços, geraram 3.891 postos de trabalho celetistas em outubro

Por Amanda Amaral 

Os setores de comércio e serviços lideraram a criação de empregos formais no Espírito Santo. Juntos, foram responsáveis pela criação de 3.891 postos de trabalho. Os dados são da última divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados referente a outubro.

- Continua após a publicidade -

Ambos os setores apresentaram saldo positivo no período, ou seja, o número de admissões foi maior do que o de demissões. Somente o setor de serviços foi responsável por 2.101 novos postos de trabalho celetistas. Já o comércio, gerou 1.790 empregos com carteira assinada.

Resultado do ES

Foram os setores que mais contribuíram para o resultado geral do Espírito Santo de 3.196postos formais. Contudo, apesar da contribuição do setor da construção civil, com a criação de 94empregos, a indústria (-673) e a agropecuária (-116) apresentaram saldo negativo.

De janeiro a outubro, foram abertos 48.117 postos de trabalho com carteira assinada no Espírito Santo. A taxa de desemprego, medida pelo IBGE, ficou em 7,3% no Espirito Santo,a menor desde 2015.

Natal e Copa do Mundo

A proximidade do Natal, melhor período de vendas no comércio, com a Copa do Mundo de futebol, que se encerra no próximo dia 18, deixou muitos empresários otimistas para contratar, na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Comércio e Serviços
O setor industrial apresentou resultado negativo em outubro com menos 673 empregos. Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Embora tenha alcançado um resultado menor -considerado mais como um ajuste, devido ao significativo saldo entre admissões e demissões em setembro, o décimo mês do ano foi bastante relevante no Estado para a geração de empregos com carteira assinada, de acordo com a Federação.

“Historicamente, outubro é menos movimentado, pois trata-se de um período de transição para o final do ano, com desaceleração da indústria e início do aquecimento do comércio e serviços. As perspectivas econômicas levam a um fechamento de ano positivo, com manutenção da geração de empregos, fator fundamental para a economia”, diz a análise divulgada pela Fecomercio-ES.

Resultado no Brasil

Em todo o Brasil, foram criados 159.454 empregos formais em outubro, destaques para os setores de serviços (+91.294) e comércio (+49.356). Em dez meses, foram gerados 2.320.252 postos de trabalho formais. A taxa de desemprego brasileira (divulgada mensalmente) caiu para 8,3% no trimestre encerrado em outubro.

O tratamento e a análise dos dados do Espírito Santo são realizados pela Assessoria Econômica da Gerência de Projetos da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA