26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

ES: 5º ano consecutivo com alta nas vendas do comércio

As vendas do comércio restrito fecharam o ano passado com alta de 5,8% e o comércio ampliado com alta de 0,3%

Por Amanda Amaral

Os comerciantes capixabas comemoram a alta nas vendas pelo 5º ano consecutivo. No acumulado de 2022, o comércio restrito fechou o ano com crescimento de 5,8% se comparado a dezembro de 2021. Já no comércio ampliado – que inclui veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, o crescimento foi de 0,3% no mesmo período.

- Continua após a publicidade -

O desempenho do varejo é apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados são tratados localmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A Federação salientou que o Espírito Santo alcançou no encerramento de 2022 o 8º melhor resultado entre os estados brasileiros com relação ao comércio restrito. Entre as dez atividades analisadas, as que mais contribuíram para os resultados do varejo capixaba foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+42,4%) e Combustíveis e lubrificantes (+15,8%).

A última vez em que houve queda nas vendas com relação ao acumulado do ano foi quando o comércio restrito no Espírito Santo registrou -2,3% ao final de 2017. No mesmo período, o comércio ampliado registrou +6,9%.

Comparação mensal

vendas do comércio
Materiais de informática estão entre os itens que impulsionaram as vendas do comércio em 2022. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Já na comparação mensal, o comércio do Espírito Santo registrou em dezembro de 2022 queda em relação ao mês anterior, com variação negativa de 1,4% (comércio restrito). No indicador ampliado houve alta de 3,3% na mesma comparação. Na comparação entre dezembro de 2022 e de 2021, o primeiro registrou +2,5% e o segundo +3,6%, respectivamente.

Para a Fecomércio-ES, a atividade econômica mostrou oscilações durante o ano, com um primeiro semestre mais positivo e o consumo impulsionado pela melhora no mercado de trabalho e pela disponibilização dos auxílios de renda.

“O prolongamento do cenário de inflação e a elevação da taxa de juros freou a movimentação no segundo semestre. O encarecimento do crédito afetou principalmente os segmentos mais dependentes, como veículos e móveis e eletrodomésticos”, explica a nota da entidade.

Destaques no Brasil

No Brasil, o crescimento das vendas no acumulado de 2022 no comércio restrito foi de 1,0%, já no ampliado houve queda de 0,6%. No mesmo período, os estados que se destacaram no conceito restrito da pesquisa foram Paraíba (+13,9%) e Roraima (+11,1%). No conceito ampliado, os destaques também foram Paraíba (+8,4%) e Roraima (+6,8%) e, com variação positiva de 0,3%, o Espírito Santo ficou em décimo oitavo lugar.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) acompanha o comportamento conjuntural do comércio no país e nos estados, a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados pelo IBGE com dois meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte.

A Fecomércio-ES representa 132 mil empresas que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 683 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES representa 22 sindicatos empresariais e presta diversos serviços à sociedade por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA