- Continua após a publicidade -

Entenda as diferenças entre a caminhada e a corrida

Quando realizadas corretamente, as duas atividades ajudam na conquista da qualidade de vida. Assim como a corrida, a caminha também ajuda a queimar calorias.

Por Júnior Batista (AE)

Mesmo durante a pandemia do coronavírus é fácil encontrar nas redes sociais vídeos de pessoas correndo dentro de casa para manter a forma física. Para os sedentários, a caminhada aparece sempre como a melhor opção para movimentar o corpo, mas quem começa logo imagina: após entrar em forma, quero começar a correr e, assim, conquistar mais benefícios para a saúde. Mas será isso é verdade?

Esse pensamento, porém, está errado. Isso porque ambas as atividades promovem benefícios para a saúde, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e o sistema cardiorrespiratório.

- Continua após a publicidade -

Indicação

Quando realizadas corretamente, as duas atividades ajudam na conquista da qualidade de vida. Assim como a corrida, a caminha também ajuda a queimar calorias. Além disso, ambas podem ser praticadas fora da academia, em parques, praias e, atualmente, até mesmo em espaços restritos.

A diferença entre as atividades está na intensidade. Por oferecer riscos menores para as articulações e com fácil execução, a caminhada torna-se a melhor indicação tanto para quem está começando a praticar uma atividade física quanto para idosos e gestantes.

Quem está fora de forma deve iniciar pela caminhada, mas não precisa obrigatoriamente seguir para a corrida com o passar do tempo. Caso esse seja seu objetivo, a transição precisa ser gradativa.

Após a conquista do condicionamento físico, o praticante pode começar a intercalar alguns minutos de corrida com outros de caminhada. Com o tempo é possível aumentar a velocidade e, também, a distância.

- Continua após a publicidade -

Aliás, é importante também unir a prática de atividade física com uma dieta saudável equilibrada. Antes de iniciar qualquer exercício, procure um médico para a realização dos exames necessários.

Leia Mais

ES soma quase 500 autorizações para doação de...
Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19...
Ciclismo é aliado na prevenção de obesidade e...
Maior circuito de corridas da América Latina chega...
Internet: como proteger os dispositivos para uma navegação...
Athletico-PR e Flamengo: saiba onde assistir ao jogo
Anabolizantes podem levar à hipertofria cardíaca; entenda
Cuba diz que EUA usam crise do fentanil...
Abertas inscrições para a 4ª Corrida e Caminhada...
Corredores vão celebrar 491 anos de VV em...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -