Negócio liderado por CEO da Fortlev envolve 281 hectares de terra da Nova Trento Agropastoril, em Pedra Azul, pertencentes aos herdeiros de Eliezer Batista
Por Kikina Sessa
Localizada na região de montanha com metro quadrado mais caro do Espírito Santo, a propriedade de 281 hectares em Pedra Azul, Domingos Martins, que pertenceu a Eliezer Batista, ex-presidente da Vale e ex-ministro de Minas e Energia, foi adquirida por um grupo de empresários liderado por Paulo Torres, CEO da Fortlev, e Sérgio Frossard, da CS3 Granitos.
A Nova Trento Agropastoril conta com uma lagoa de 600 metros de extensão e cachoeiras, incluindo uma de mais de 60 metros de altura. A área de 281 hectares será integrada a uma fazenda vizinha, de 48 hectares, somando 329 hectares de área total.
O projeto para a área inclui um plano de desenvolvimento sustentável. A gestão da iniciativa será conduzida pela Apex Partners, reconhecida por sua expertise em estruturação e gestão de investimentos imobiliários, como o Reserva Vitória, que revitalizou a Curva da Jurema, em Vitória.
Tombamento do patrimônio natural paisagístico do maciço de Pedra Azul
Recentemente, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Domingos Martins, solicitou à Secretaria Estadual de Cultura (SECULT) e ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a abertura do processo de tombamento do patrimônio natural paisagístico do maciço de Pedra Azul.
O pedido, apresentado pela 1ª Promotora de Justiça Jane Vello Corrêa de Castro, tem o objetivo de assegurar, pelo tombamento, a preservação paisagística e urbanística do entorno da formação rochosa.
No documento, o Ministério Público destaca a aceleração da ocupação urbanística no entorno da Pedra Azul, “com risco de sério e irreversível prejuízo à humanidade no que tange ao direito da paisagem”.

