Eduardo Bolsonaro confirma que embaixada em Jerusalém será mudada

Foto: Reprodução

A afirmação partiu do deputado federal Eduardo Bolsonaro filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro

O futuro governo tem a intenção de modificar a sede da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, em Israel. A informação partiu do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, nessa terça-feira (27).

A afirmação foi feita em Washington, após uma reunião na Casa Branca do deputado com o conselheiro sênior e genro de Donald Trump, Jared Kushner. Kushner é um dos principais articuladores da política para o Oriente Médio do governo Trump.

“A questão não é perguntar se vai [ocorrer], a questão é perguntar quando será. A gente ainda não sabe ao certo dentro do governo a data, como é que ocorre. A gente tem a intenção e a ideia”, disse Eduardo Bolsonaro.

Além disso, o deputado afirmou o chanceler do próximo governo, Ernesto Araújo, deverá cumprir a agenda de visitas às autoridades do país. “Com certeza fará bons negócios lá. Até porque, neste meio de transição, eu já recebi duas vezes a visita dos embaixadores dos Emirados Árabes Unidos”, destacou.

Ele reforçou que que não vê a possibilidade de consequências para o mercado internacional. “Eu acredito que a política no Oriente Médio já mudou bastante também. A maioria ali é sunita. E eles veem com grande perigo o Irã. Quem sabe nós apoiando políticas para frear o Irã, que quer dominar aquela região, a gente não consiga um apoio desses países árabes”, disse.

Mudança

Se a mudança for aprovada, o Brasil será o terceiro país a contrariar resoluções da ONU segundo as quais o status da cidade sagrada para as três religiões monoteístas deve ser decidido em negociações com os palestinos.

No início do mês, o presidente eleito foi questionado pelo jornal “Israel Hayom” sobre a decisão de mudar o lugar da baixada durante sua campanha eleitoral, Jair Bolsonaro disse que Israel deveria ter liberdade para escolher sua capital.

*Da redação com informações da Agência Brasil e do O Globo

 

Conteúdo Publicitário