25.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça

A quatro dias da primeira etapa de disputa pelo cargo de procurador-geral de Justiça, a ES Brasil apresenta candidatos do MPES

Por Robson Maia

Na próxima sexta-feira (22), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) realiza a votação para definir os candidatos que vão integrar a lista tríplice que definirá o novo procurador-geral de Justiça. Os escolhidos terão os nomes encaminhados ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que definirá o sucessor da atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade.

- Continua após a publicidade -

Seis nomes compõem a disputa atual pelo cargo: Danilo Raposo Lirio, Francisco Berdeal, Josemar Moreira, Marcello Souza Queiroz, Maria Clara Mendonça Perim, Pedro Ivo de Sousa. Nesta semana, ocorrem eleições internas, com os membros do MPES podendo votar em até três dos seis candidatos.

A partir daí, é formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao chefe do Executivo estadual. Conforme prevê a legislação, caberá ao governador em exercício a decisão de escolher o novo procurador-geral. Em entrevistas recentes, Casagrande afirmou que escolherá o nome logo após as eleições internas. Contudo, o gestor afirmou não ter obrigação em escolher o mais votado entre os três nomes recebidos.

“A lei me permite escolher um dos três. Vou seguir o que a lei me permite. Não necessariamente o primeiro. Vou ver a lista. Não tenho obrigação de escolher o primeiro. Então vou ver a lista e vou analisar na hora certa”, disse Casagrande.

Em seus mandatos anteriores, Casagrande teve de decidir o procurador-geral em quatro oportunidades. Nas ocasiões, o gestor sempre escolheu o mais votado da lista encaminhada pelo MPES.

O mandato do procurador-geral de Justiça tem duração de dois anos, com possibilidade de reeleição. Nos últimos anos, Eder Pontes ocupou o cargo entre os anos de 2012 a 2016. Entre 2016 e 2020, Eder Pontes. Nos últimos quatro anos, Luciana Andrade foi a escolhida para exercer a função máxima do MPES.

Conheça o perfil dos candidatos ao cargo:

  • Danilo Raposo Lírio

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça
Foto por MPES

O promotor de Justiça atualmente é o chefe de apoio ao gabinete de Luciana Andrade. Há mais de 10 anos, Lírio atua no órgão e é pelo ex-procurador Eder Pontes.

  • Francisco Berdeal

Francisco Martínez Berdeal - Secretário-geral do Gabinete PGJ
Francisco Martínez Berdeal – Secretário-geral do Gabinete PGJ – Foto por Arquivo Pessoal

As informações de bastidores apontam que Berdeal seria o candidato apoiado pela atual procuradora. O promotor de Justiça é o secretário-geral do Gabinete da atual procuradoria.

  • Josemar Moreira

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça
Foto por TJES

O procurador de Justiça disputou em 2021 a vaga de desembargador do Estado, mas acabou sendo superado por Eder Pontes. Na ocasião, Josemar foi o terceiro mais votado nas eleições internas e integrou a lista sêxtupla.

  • Marcello Queiroz

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça
Foto por Arquivo Pessoal

Concorrendo pela quarta vez ao cargo, Queiroz foi derrotado em outras três ocasiões por Elda em 2016, Eder em 2018 e Luciana em 2020.

  • Maria Clara Mendonça Perim

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça
Promotora da Serra disputa eleição pela chefia do Ministério Público do ES – Foto por Ales

A promotora de Justiça também disputou a vaga de desembargador em 2021, sendo a segunda mais votada na formação da lista sêxtupla e a terceira mais votada pelos desembargadores na composição da lista tripla (atrás de Eder, que ficou com o cargo, e Josemar, concorrente na atual disputa).

  • Pedro Ivo de Sousa

Eleição no MPES: 6 candidatos disputam cargo de procurador-geral da Justiça
Foto por Ales

Sousa ocupou por dois mandatos a presidência da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). O promotor de Justiça é também professor de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA