18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Ingerir estimulantes e dirigir pode ser uma combinação perigosa, diz especialista

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, a sonolência é apontada em segundo lugar dentre as principais causas de acidentes nas estradas

As campanhas contra a combinação do álcool e a direção têm sido cada vez mais efetivas, alcançando resultados satisfatórios na redução dos acidentes de trânsitos, mas outras causas de acidentes ainda precisam ser mais trabalhadas para conscientizar a população.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CNT), a sonolência é apontada em segundo lugar dentre as principais causas de acidentes nas estradas e atinge principalmente os motoristas que trabalham em esquema de turno ou dirigem por mais horas seguidas do que o recomendado.

A médica do sono, Jéssica Polese, afirma que o problema dos estimulantes é que eles podem deixar o indivíduo muito agitado e isso no trânsito não é uma coisa boa. Foto: Divulgação

Levantamento realizado pela Concessionária Rota do Oeste, que opera no Mato Grosso, mostrou que um em cada cinco caminhoneiros já usou ou ainda faz uso de substâncias ilícitas e estimulantes. As drogas são uma alternativa para manter o motorista acordado por períodos mais longos e, assim, permitir que ele faça as viagens em menos tempo.

“Um fator preocupante é que a droga não perde o efeito de maneira gradual, mas sim com muita rapidez, pegando o motorista de surpresa. Ele não percebe que está ficando com sono e quando vai ver, já dormiu, porque ele já estava muito cansado e deveria ter parado de dirigir quando sentiu a necessidade de tomar os estimulantes”, explicou a médica do sono, Jéssica Polese.

Mortes no trânsito

Um estudo realizado pelo Programa SOS Estradas, analisou mil acidentes com mortes envolvendo caminhões entre 2015 e fevereiro de 2017, e mostrou que em 82% os caminhoneiros mataram outros caminhoneiros. Quando os acidentes envolveram veículos leves, 97% dos ocupantes dos automóveis morreram e naqueles envolvendo motocicletas, 98% foram a óbito.

O coordenador do Programa SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto  disse que “a maioria dos caminhoneiros passa mais de 200 dias por ano morando no caminhão, é mal remunerado, não tem condições de descanso adequado, nem paradas para dormir. Além disso, vive os riscos de ser abordado por traficantes, prostitutas e assaltantes nas estradas. É natural que esse sujeito sofra acidentes por usar drogas para suportar a jornada e ganhar um dinheiro extra”.


Leia mais:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade