23.8 C
Vitória
quinta-feira, 16 maio, 2024

Dia Nacional do Café

Nesta quarta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional do Café

Por Rafael Goulart

O Dia Nacional do Café foi instituído em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). A data, 24 de maio, coincide com a temporada de colheita do café na maior parte do Brasil.

- Continua após a publicidade -

No Espírito Santo, que é o segundo maior produtor do Brasil, com 30% da produção total, o café conilon é colhido a partir do dia 14 de maio e o café arábica a partir do dia 25 de maio. A colheita nesta época garante a melhor qualidade dos grãos.

De acordo com o Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica E Extensão Rural (Incaper), Vitória é o único município capixaba que não produz café. Ao todo, são mais de 400 mil hectares de área plantada de café no estado.

A diversidade geográfica, permite aos produtores capixabas produzirem cafés das mais diversas qualidades. A maior parte da produção capixaba é de Conilon, que se adaptou bem ao norte do estado.

História

O café chegou no Brasil no início do século XVIII, mas foi só depois de XIX que ele veio a se tornar um dos motores da economia nacional. À época, a fruta ajudou o país a se recuperar de uma forte crise econômica devido aos esgotamentos das riquezas minerais (como ouro e diamante).

Em 1850, o café já representava metade das exportações e oficialmente era iniciada o Ciclo do Café, substituindo o já terminado Ciclo do Ouro.

Café Especial

Dentro da cafeicultura, as linhas de cafés especiais têm conquistados cada vez mais adeptos.

Segundo o gerente industrial da Buaiz Alimentos, Marcos Roberto Nascimento, os grãos especiais podem ser utilizados no preparo de variações da bebida, com inúmeros tipos de extrações, proporcionando diferentes experiencias.

“Cafés especiais, do tipo gourmet e 100% arábica, possuem moagem, grãos e torração diferenciados que acentuam o sabor e, por isso, são os mais indicados para combinações mais elaboradas”, diz.

Receitas

Confira duas receitas para fazer com cafés especiais

Gin Coffee

Ingredientes:
– 50ml de café morno
– 40ml de gin
– 80ml de água tônica
– 5 pedras de gelo
– Alecrim para decorar

Modo de preparo:
Coloque as pedras de gelo em um copo, o gim e o café morno (temperatura ideal para não derreter o gelo rapidamente), acrescente delicadamente a tônica, para ela não espumar a bebida. Decore o copo com alecrim e/ou um misturador de drink.

Chocopê

Ingredientes:
– 80ml de café sem açúcar
– 4 biscoitos sabor chocolate
– 3 bolas de sorvete de creme
– Chantilly para decorar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em um copo ou taça de vidro. Utilize o chantilly e pedaços de biscoito de chocolate triturados para finalizar.

9º Coffee Dinner & Summit 

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizará a nona edição do consagrado Coffee Dinner & Summit, nos dias 25 e 26 de maio de 2023, no Um Rooftop, situado na Avenida Prof. Francisco Morato, 365, Jardim Everest, em São Paulo (SP).

“Traremos, nesta edição, um novo formato para o evento, ampliando as possibilidades de relacionamento, networking e negócios, em um ambiente descontraído e com vagas limitadas”, revela o presidente Márcio Ferreira.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA