27.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Dia Nacional da Imunização tem pouco a comemorar

A data, celebrada na próxima sexta-feira (09), ressalta a importância de se combater as fakenews que reduziram drasticamente a procura por vacinas.

Por Cristiano Stefenoni

O Dia Nacional da Imunização acontece na próxima sexta-feira (09) e não há muito o que comemorar. Por conta da desinformação e das fakenews, o número de brasileiros que buscam as vacinas caiu drasticamente.

- Continua após a publicidade -

Só para ter uma ideia, até o final de maio, pouco mais de 37% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe no país, segundo o Ministério da Saúde. No Espírito Santo, a procura também foi tão baixa, que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) precisou prorrogar a campanha até o dia 20 de junho.

De acordo com a médica pneumologista, Jessica Polese, é fundamental que a população se vacine. “Principalmente após o período da pandemia, onde se provou que as vacinas salvam vidas. Não deixem de se proteger, até para não corrermos o risco de algumas doenças que já tinham sido erradicadas com as vacinas, voltarem”, alerta Polsese.

A médica explica ainda que, nessa época do ano, com a temperatura mais baixa, a atenção com a vacinação precisa ser redobrada.

“No Brasil, este período é crítico, onde as doenças respiratórias estão em alta por conta do inverno que se aproxima, e a circulação de vírus e bactérias aumenta neste período, e a vacina contra a gripe por exemplo – que teve uma baixa procura – é uma das principais na proteção de adoecimentos que podem se agravar”, ressalta a pneumologista.

Ela também lembra que, apesar da Covid- 19 ter deixado de ser uma pandemia, a doença ainda circula entre nós e que tomar a vacina é fundamental para se evitar o surgimento de novas variantes.

“A vacina bivalente oferece uma cobertura maior que as vacinas anteriores, porque ela acrescenta a cepa da Ômicron, que é a que está circulando no momento, assim é necessário se vacinar para prevenção e proteção de indivíduos como idosos, crianças e pessoas com comorbidade”, orienta a médica.

Combate à desinformação

Para tentar diminuir as fakenews que prejudicam as campanhas de imunização e favorecem a queda na procura pela vacinação, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o governo federal vai criar um grupo de trabalho para analisar essas desinformações e punir quem o fizer, tanto profissionais da saúde, quanto outras pessoas que espalharem mentiras a respeito das vacinas.

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.

Vacinação no Espírito Santo

Quem desejar mais informações sobre vacinação no Estado, agendamento e campanhas, basta acessar o Vacina e Confia

Dia Nacional da Imunização tem pouco a comemorar
A médica pneumologista, Jessica Polese, diz que é fundamental a população se vacinar. Foto: divulgação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA