24.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 outubro, 2021

Dia Mundial de Limpeza: Mergulhadores vão retirar lixo submerso

Neste sábado (18) é comemorado o Dia Mundial de Limpeza

Por Munik Vieira

Para conscientizar a data, a Prefeitura de Vitória promove uma ação de recolhimento de resíduos das praias, neste sábado (18). Ação também ganhou um reforço: mergulhadores vão retirar o lixo submerso na orla, especialmente na região da Praia do Canto.

Ao todo, são 25 voluntários, além de 15 pessoas no apoio, que vão demonstrar os benefícios da prática esportiva do mergulho associada a atitudes pela preservação da vida marinha.

A concentração dos mergulhadores será às 9h na Praia da Guarderia e a previsão de retorno será às 11h. O mergulho é uma iniciativa da Vitória Divers que, desta forma, participa da grande ação de limpeza realizada pela Prefeitura de Vitória em todas as áreas de manguezal, baía, praias e ilhas de Vitória.

“O Dia Mundial de Limpeza é uma ação muito importante para a sensibilização das pessoas contra o despejo de lixo, especialmente plástico, nas praias. Já participamos deste evento em outros anos e estamos muito animados para sábado!”, disse Vitor Vidal, da Vitória Divers.

Ação em vários pontos de Vitória

Em comemoração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), movimento para limpar o planeta que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Central de Serviços, promove ações de recolhimento de resíduos e sensibilização ambiental em várias regiões da capital. A programação principal será realizada a partir das 8h na Prainha de Santo Antônio, enquanto diferentes atividades acontecerão simultaneamente, na Praia da Guarderia (mergulhadores), em Camburi (Projeto Vitória da Restinga nos quiosques 4 e 5), na Enseada do Suá e no manguezal da Ufes.

A dica é reunir a família, participar do tradicional mutirão de recolhimento de resíduos, aproveitar as oficinas e atividades de lazer e ainda cuidar do meio ambiente. Veja a programação:

Sábado, 18 de setembro, das 8h às 12h

Prainha de Santo Antônio

8h – Concentração na Academia Popular
8h30 – Reflexão a respeito do Dia Mundial da Limpeza, divisão das equipes e distribuição de luvas e sacos de lixo
8h30 às 11h – Recolhimento de resíduos e abordagem educativa quanto ao acondicionamento e descarte adequado dos materiais pela orla de Santo Antônio. Na Academia Popular, realização de atividades educativas, como a Pescaria Ecológica, o Jogo do Tempo de Decomposição de Resíduos e o Mapa Gigante Interativo, além da mostra de utensílios, como puffs, composteiras e vaso autoirrigável produzidos a partir de materiais reutilizados;
11h15 – Show da Turma Dr. Unimed (Companhia de Teatro Rodrigo Campanelli), no Parque da Prainha de Santo Antônio;
12h – Mosaico com os resíduos: coletados

Camburi – Projeto Vitória da Restinga

8h – Concentração entre os quiosques 4 (Moqueca Prime) e 5 (Maho Gastrobar). A ação de limpeza será focada na restinga e tem a participação do Instituto Últimos Refúgios.
Praia da Guarderia
9h às 11h – Limpeza submersa, realizada por 20 Mergulhadores do Vitória Divers e equipe de apoio. Intervenção (apresentações) com a ONG Avalanche
Manguezal da Ufes
8h às 12h – Vivência e limpeza do manguezal e Projeto Mangueando na Educação. Ações realizadas em parceria com o curso de Ciências Biológicas da Faculdade UniSales
Enseada do Suá
8h – Concentração na sede da Capitania dos Portos – Integrantes da Capitania, Corpo de Bombeiros, Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, ONG Últimos Refúgios, Projeto Pegada e da Prefeitura Municipal de Vitória vão percorrer, por terra e por mar, as regiões da Praia do Suá, Ilha do Boi e Camburi. reforçando ações nas colônias de pesca, marinas e entidades náuticas como o Iate Clube de Vitória.
12h – Encerramento no Projeto Tamar, com a pesagem do material recolhido.

Ilha do Frade

8h – Circuito Funcional
9h – Boas-vindas pela Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra)
9h30 – Plantio de mudas do Projeto Restinga na Praia da Barreira;
10h – Limpeza das praias e alamedas;
11h – Oficina de fotografia, jogos e atividades com as crianças do Clube de Observadores da Natureza;
12h30 – Construção do “Gigante de Lixo” com os resíduos coletados pelos voluntários.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade