22.1 C
Vitória
terça-feira, 9 agosto, 2022

Dia da Cerveja: saiba onde apreciar as “brejas” capixabas

Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Tailândia, África do Sul, Irlanda, Austrália e Suécia são exemplos de países que celebram o Dia Internacional da Cerveja - Foto: Reprodução/Pixabay

O Portal ES Brasil traz uma lista com seis cervejarias artesanais capixabas para ajudar na comemoração do Dia da Cerveja 

Por Wesley Ribeiro 

Nesta sexta-feira, 05 de agosto de 2022, celebra-se o Dia Internacional da Cerveja. A comemoração começou a Califórnia, nos Estados Unidos da América, em 2007, com a intenção de reunir amigos para beber boas cervejas e reconhecer a importância das cervejarias pelo mundo.

Para comemorar a data, os produtores e amantes da bebida de todos os lugares e culturas confraternizam ao mesmo tempo como uma forma de valorizar a tão adorável breja. Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Tailândia, África do Sul, Irlanda, Austrália e Suécia são exemplos de países que celebram essa data.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), o Espírito Santo está entre os estados que mais produz e consome cerveja artesanal, sendo um mercado que cresce constantemente com máquinas cervejeiras, rótulos interativos e sabores marcantes.

Mas onde é possível consumir cerveja artesanal no Espírito Santo de qualidade? O Portal ES Brasil traz um alista com algumas das principais cervejarias capixabas para ajudar na comemoração desse dia tão especial, na Grande Vitória e também no interior do estado?

1. Convento Cervejaria

esbrasil-convento-cervejaria
Cerveja Maria Ortiz – Foto: Reprodução/Instagram

Fundada em 2017 com o objetivo de ser uma empresa que atue de forma abrangente no segmento cervejeiro nacional, com produtos de qualidade representada por marcas fortes, com características e propostas únicas, a Convento Cervejaria conta com uma com uma sala de brasagem de 350 litros a vapor, 20 fermentadores de tamanhos entre 350 a 2 mil litros.

“Buscamos sempre inovar os modelos das nossas cervejas, e nossos últimos lançamentos são a Maria Ortiz, de lavanda, a Belgian Tripel e Double IPA, etc”, explica Léo Leal, um dos sócios da Convento.

Serviço: com a fábrica localizada em Civit II, na Serra, a Convento Cervejaria faz delivery de suas cervejas via aplicativo, whatsapp e loja virtual. Saiba mais em www.conventocervejaria.com

 

2. MeuChope

esbrasil-meuchop
MeuChope – Foto: Reprodução/Instagram

A MeuChope, que investe na democratização da cerveja artesanal capixaba, programou uma noite especial para o Dia Internacional da Cerveja. Em comemoração à data, os chopes Pilsen da cervejaria Kingbier estarão custando 0,99 centavos (100ml) e uma apresentação musical acontece com os músicos Douglas Richa na voz e violão acompanhado de Gustavo Bride na bateria.

Em alusão à data, a MeuChope criou uma campanha em seu Instagram onde irá apresentar vários produtores da cerveja capixaba e compartilhar suas histórias. “A ideia é mostrar quem está por trás das cervejarias capixabas, quem produz quem coloca a mão na massa e ‘pilota’ os fermentadores, as fábricas de cervejas capixabas”, afirma um dos CEOs da MeuChope, Augusto Sato.

No dia 05 de agosto, a cerveja Kingbier é a estrela da noite, com o precinho camarada e presença do fabricante Junior Hencker. Na ocasião será apresentado o lançamento deles, a Doble Ipa.

Serviço: Dia Internacional da Cerveja – Base MeuChope, Avenida Desembargador Demerval Lyrio, 390, Mata da Praia, Vitória, a partir das 18 horas, e com entrada gratuita.

3. Cervejaria Altezza

esbrasil-cervejaria-altezza
Foto: Reprodução/Instagram

Localizada nas montanhas capixabas, em Castelo, a Altezza é uma cervejaria de origem italiana. O nome foi escolhido estrategicamente, pois Altezza significa altitude e calhou muito bem ao local. Isso porque a cervejaria se encontra a mais de 1.100 m acima do nível do mar.

Os fabricantes dizem que o diferencial da cerveja é que é utilizada a própria água puríssima da região do Espírito Santo, além de maltes especiais, lúpulos e leveduras importados,

Serviço: Estrada Vai e Vem, s/n Distrito de São José de Alto Viçosa, Castelo – ES. Funcionamento de quarta a domingo, de 10 às 16 horas

 

 

4. Cervejaria Azzurra

esbrasil-cervejaria-azzurra
Foto: Reprodução/Instagram

Com uma produção 100% artesanal, a Cervejaria Azzurra é uma das paradas obrigatórias da Rota do Lagarto, localizada em Domingos Martins. São oferecidas sete tipos especiais de cerveja com aromas e sabores diferenciados.

Segundo os sócios, o intuito da Azzurra é levar um pouco do ambiente de Pedra Azul, os gostos e aromas à cerveja, para que quem a consome, sinta de corpo e alma os sabores da localidade.

Serviço: Rota do Lagarto, s/n – Zona Rural, Domingos Martins – ES. Funcionamento de quinta a domingo, de 10 às 20 horas

5. Cervejaria Ronchi Beer

esbrasil-cervejaria-ronchi-beer
Cervejaria Ronchi Beer – Foto: Reprodução/Instagram

Localizada no coração da região de Montanhas do Espírito Santo, com uma vista privilegiada para um dos principais cartões portais do estado: a Pedra Azul. No local, tudo foi pensado e criado para que o cervejeiro viva uma experiência inesquecível.

As receitas da Ronchi Beer são assinadas por um dos mais renomados mestres cervejeiros do Brasil, Mateus José da Silva. Mateus possui várias cervejas premiadas no Brasil e no exterior.

Para as cervejas do local, Mateus buscou harmonizar o paladar com pratos típicos da região das montanhas capixabas. Um bom exemplo é a cerveja Pilsen, que é o par ideal com preparados que levam linguiças e molhos de mostarda nos ingredientes. Outro exemplo é a Weiss, que fica uma delícia com peixes.

Serviço: Rua Nona Elvira P. Modolo – Pedra Azul, Domingos Martins – ES. Funcionamento todos os dias, de 11 às 00 horas.

6. Cervejaria Barba Ruiva

esbrasil-cervejaria-barba-ruiva
Cervejaria Barba Ruiva – Foto: Reprodução/Instagram

Uma das cervejarias mais tradicionais do Espírito Santo, a Barba Ruiva tem uma cerveja premiada. Localizada em Domingos Martins, em 2019 foi consagrada a melhor cerveja defumada do Brasil, além de possuir uma especialidade, a cerveja Rauckbock que levou medalha de ouro no Festival Brasileiro de Cerveja.

Além dos prêmios acumulados de cervejas que conquistam paladares, o segredo do Barba Ruiva é dedicação a sabores e aromas únicos combinados a eventos consagrados.

Serviço: Rodovia João Ricardo Schorling, 12 – Domingos Martins, ES. Funcionamento – Segunda e terça-feira só loja, das 11 as 17 horas / quarta, quinta e domingo, tudo das 11 às 17 horas / sexta e sábado, tudo das 11 às 22 horas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade