26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Deputado quer liberação para alunos disputarem torneios no ES

Proposta em tramitação no Legislativo sugere dispensa para aluno durante participação de competições oficiais

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa (Ales) debate o Projeto de Lei (PL) que garante ao estudante que seja atleta o direito à dispensa de aulas por conta de eventos ou competições oficiais da modalidade que pratica. A matéria, de autoria do Coronel Weliton (PTB), foi lida no Plenário da Casa durante a sessão da última segunda-feira.

- Continua após a publicidade -

A proposição de Weliton define como estudante atleta aquele que está regularmente matriculado em instituições de ensino da rede pública ou privada, que pratica uma modalidade olímpica e que participa de eventos ou competições oficiais municipais, estaduais e nacionais.

Segundo o parlamentar, o objetivo da medida protocolada é criar condições para que os estudantes que se enquadrem no perfil do PL completem o processo educativo sem a interrupção da prática esportiva. No entendimento do deputado, o esporte é um aliado na formação do estudante e cidadão. Sendo assim, o PL permitiria que o aluno contemplasse ambas as etapas.

“Na busca pelo sucesso profissional esportivo muitas vezes o estudante atleta acaba sacrificando a vida estudantil. É importante assegurar o direito à educação desses alunos e apoiar esses jovens a seguirem a carreira profissional de atleta”, destaca Weliton.

De acordo com a iniciativa, o estudante terá a possibilidade de realizar provas em datas ou horários alternativos em caso de coincidência entre o calendário escolar e o calendário esportivo. As escolas não poderão fazer cobranças de qualquer taxa ou valor adicional por conta dessa medida.

Para exercer o direito à dispensa das aulas, o estudante deverá atestar o vínculo com a atividade esportiva por meio de declaração de um dos pais ou responsáveis por ele; e também com uma declaração emitida pela entidade esportiva. Deverá ser informada às escolas com pelo menos 15 dias de antecedência a participação dos estudantes em competição oficial.

O PL vai ser analisado pelas comissões de Justiça, Educação, Desporto e Finanças. Caso seja aprovado, o texto seguirá para votação em plenário.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA