24.9 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Deputado pede atenção com os 37 mil casos de dengue no ES

Parlamentar chama a atenção para números alarmantes da dengue no Espírito Santo

Por Redação

Em sessão na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), o deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) expressou preocupação com os casos de dengue e mortes relacionadas à doença notificados no estado. O parlamentar ainda cobrou mais ações para a contenção do que classificou como “epidemia”.

- Continua após a publicidade -

Só em janeiro, o Espírito Santo registrou mais de 20 mil casos de dengue, além de 1,3 mil casos de chikungunya e 262 registros de zika. Dr. Bruno chamou a atenção para os mais de 17 mil casos notificados entre o início de fevereiro e a metade do mês de março, fazendo um alerta à população e ao poder público.

O estado registrou 11 mortes pela dengue até a última sexta-feira (10). A quantidade de casos notificados em 2023, só nos três primeiros meses do ano, já ultrapassa o total do ano passado inteiro, como informou Orlei Cardoso Amaral, gerente estadual de vigilância em saúde.

Ainda na sessão, o parlamentar informou a protocolização do Projeto de Lei 195/2023, que cobra a deflagração urgente, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de campanhas de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e orientações sobre as formas de evitar a proliferação das larvas do vetor da dengue.

No documento apresentado, o presidente da Comissão da Saúde ainda pontuou medidas a serem adotadas, como a criação de um comitê de notificações de casos, mapeamento de regiões com maiores índices de pessoas que apresentaram sintomas e ações coordenadas entre a administração estadual e municipal.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA