26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Demanda por teste rápido e sorológico aumentam

Com a flexibilização do comércio e outros serviços, mais pessoas assintomáticas estão querendo saber se possuem ou não o vírus.

Depois de mais de 5 meses isolados dentro de casa, boa parte dos capixabas já tiveram que retornar para suas rotinas de trabalho fora de casa. Além disso, a flexibilização do comércio e serviços fizeram aumentar o número de pessoas circulando nas ruas.

Muitas já se sentem confortáveis para frequentar restaurantes, por exemplo, mas querem se sentir mais seguras e por isso já é possível observar um aumento na demanda por testes rápidos para identificação da Covid-19.

- Continua após a publicidade -

Segundo o biomédico Nacim Mimessi Netto, coordenador técnico do Teste Covid Capixaba, que está realizando a testagem dos exames no antigo aeroporto de Vitória através de drive thru, a tendência é aumentar ainda mais a demanda pelo exame sorológico quantitativo ou teste rápido qualitativo. “Afinal, com a flexibilização do comércio, restaurantes, shoppings, as pessoas já começaram a sair mais de casa e vão sair ainda mais, porém a maioria pensa na sua segurança e nas dos outros e, por isso, eles têm procurado a testagem do vírus”, explica ele.

É o caso da digital influencer Aline Zanardo, “Eu fiz o exame Sorológico Qualitativo Rápido porque acho importante saber se já estive contaminada pelo vírus ou não, para eu ter um controle, já que tenho saído de casa para trabalhar. Meu resultado deu negativo, então muito provavelmente quem mora comigo ou tem contato direto também está fora de risco por enquanto. Infelizmente até a vacina sair teremos que aprender a lidar com o Covid, e fazer o exame é uma forma de se proteger e proteger quem a gente ama”, contou Aline.

As amigas Mônica Haynes e Magali Magalhães também foram realizar essa semana o teste sorológico qualitativo para saber se já tiveram ou não contato com o vírus. “Meu filho que mora comigo já teve Covid há meses atrás. Na época fiz exame e não tive nada. Ele cumpriu isolamento fora de casa para minha segurança. E depois voltou. Como já se passou algum tempo, e saio de vez em quando de casa, achei fundamental realizar o exame novamente para minha segurança e dos outros ao meu redor”, explicou Mônica, que é servidora pública federal.

A designer de moda Magali Magalhães conta que também foi fazer o teste por segurança. “Apesar de quase não estar saindo, temos que nos cuidar, e realizar o exame é fundamental para nos sentirmos mais seguras quando precisamos sair de casa. Estou com uma neta de poucos meses de vida e fico ainda mais preocupada por conta dela, mesmo tendo pouca convivência com ela”, explica.

Sobre os exames

Para quem ainda tem dúvidas do que é cada exame, o Teste Sorológico Qualitativo Rápido é um exame de sangue para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM. Indicado para pacientes que desejam saber se já tiveram o vírus.

Já o Teste sorológico Quantitativo IgG e IgM é um exame para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM, indicado para pacientes com histórico gripal recente que deseje saber seu estado imunológico.

“A diferença principal entre o teste rápido Qualitativo e o sorológico quantitativo é a especificidade e sensibilidade do Sorológico versus a rapidez do teste rápido, porem ambos detectam a presença das imunoglobulinas IgG e IgM (anticorpos) na corrente sanguínea”, explica o biomédico Nacim Mimessi Netto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA