Cuidados com a pele pós verão

0
674
Com o fim do verão, aumenta a procura por dermatologistas 
Com o fim do verão, aumenta a procura por dermatologistas .Foto: Freepik

Fim do verão dispara procura por dermatologistas

Por Rafael Goulart

É no último mês do verão que a procura por dermatologistas aumenta. Com o fim da estação, chega a hora de cuidar dos danos causados pela exposição ao sol, cloro das piscinas, sal do mar e umidade excessiva.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há uma estimativa de aumento de 50% na demanda por consultas para cuidados com manchas, ressecamentos e outras doenças da pele comuns no verão.

“Já passou o carnaval e as águas de março estão chegando para terminar o verão. É uma cultura aqui no Brasil, depois do carnaval é muito comum ter um aumento na procura para os cuidados com a pele devido aos danos causados pelo sol”, confirmou a dermatologista Karina Mazzini.

Melasma

Uma das maiores queixas dos pacientes depois do verão é o aparecimento ou crescimento de manchas na pele. Em muitos casos, essas manchas são os chamados melasmas, mais comuns em mulheres e incidentes na região do rosto, mas podendo aparecer em outras partes do corpo.

Apesar de ainda não estar esclarecida a causa dos melasmas, a medicina já sabe que a exposição à luz ultravioleta favorece o desenvolvimento dessas manchas. Para o diagnóstico correto é preciso uma consulta com dermatologista que poderá indicar remédios, cremes e até procedimentos, como o uso de laser, para tratar o caso.

“Os melasmas é uma das queixas mais comuns dessa época, hoje mesmo fiz seis procedimentos a laser para retirar ou reduzir essas manchas”, exemplificou a dermatologista.

Micoses

Devido a alta umidade, ao calor e ao uso de roupas molhadas, durante o verão a pele fica mais propícia ao desenvolvimento de micoses. Além disso, a exposição a ambientes de muita aglomeração, areia e piscina aumentam a chance de contato com os fungos que causam essas micoses.

Hidratação

Também é recorrente nessa época a desidratação e ressecamento da pele. Nesse caso, os cuidados devem começar pelo corpo como um todo: beber bastante água, ao menos 2 litros por dia, e evitar banhos quentes.

Outra medida importante é utilizar hidrantes de boa procedência. “Hoje a gente tem tecnologia de ponta em máquinas e excelentes produtos que já estão disponível no mercado para ajudar. Quem puder ir ao dermatologista, terá uma boa prescrição”, alertou a dermatologista.