24.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Coreia do Sul e Japão fazem encontro de cúpula, em meio a tensões

A visita de Yoon Suk Yeol, entre 16 e 17 de março, será a primeira de um líder coreano ao Japão desde 2019

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, visita Tóquio para conversas com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na próxima semana. O evento de dois dias é a primeira cúpula diplomática entre os dois países em mais de uma década, em meio a tensões com a Coreia do Norte e a China, que aproximam os dois aliados dos Estados Unidos.

A viagem foi anunciada pelos dois lados nesta quinta-feira e ocorre após o governo da Coreia do Sul publicar nesta semana um plano para pagar compensação aos coreanos forçados a trabalhar em empresas japonesas durante a Segunda Guerra.

- Continua após a publicidade -

Pelo plano, as empresas em si não terão de fazer pagamentos. Yoon tem buscado melhorar laços com o Japão, com apoio de Washington, a fim de coordenar melhor em áreas como defesa de mísseis, enquanto Pyongyang continua a avançar em seus programas de mísseis e também de armas nucleares.

O Japão também almeja ampliar a cooperação entre os países na região para conter o poderio militar e econômico da China. A visita de Yoon, entre 16 e 17 de março, será a primeira de um líder coreano ao Japão desde que o então presidente Moon Jae-in visitou Osaka em 2019, para participar de uma cúpula do G-20.

O então premiê japonês, Shinzo Abe, recusou-se a conversar com Moon, pois um tribunal coreano havia decidido que empresas japonesas deveriam pagar compensação aos trabalhadores citados.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA