23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Copa do Brasil: definidos os primeiros classificados

Em noite com reviravoltas e decisões nos pênaltis, estão decididos seis dos oito classificados às quartas de final da Copa do Brasil

Por Robson Maia

Estão definidos seis dos oitos classificados à fase de quartas de final da Copa do Brasil 2023. Após uma noite de quarta-feira (31) eletrizante, com reviravoltas e decisões nos pênaltis, América-MG, Athletico, Bahia, Corinthians, Grêmio e Palmeiras estão garantidos na próxima fase. Confira como foram as partidas:

- Continua após a publicidade -
  • Fortaleza 1 x 0 Palmeiras – Castelão

Com o duelo praticamente encaminhado após vencer o jogo da ida por 3 a 0, bastou ao Palmeiras apenas administrar a vantagem em terras cearenses. Apesar do empate sem gols na primeira etapa, o Leão do Pici saiu na frente aos 28 do segundo tempo, com o atacante argentino Martín Lucero.

Precisando de mais dois gols para forçar a decisão nos pênaltis, o Fortaleza não conseguiu furar novamente a defesa Alviverde. O Palmeiras segue vivo na Copa do Brasil e volta a campo no próximo domingo, às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), diante do Coritiba, pelo Brasileirão. Já o Fortaleza recebe o Bahia no sábado, às 16h, no Castelão, em Fortaleza (CE).

  • Bahia 1 (4) x (3) 1 Santos – Fonte Nova

No primeiro duelo da noite decidido nas cobranças de pênaltis, melhor para os baianos. O Tricolor até saiu na frente no tempo regulamentar, com Cauly, aos 24 minutos da etapa final, mas já nos acréscimos, aos 50 minutos, Bruno Mezenga empatou para o Peixei após cobrança de escanteio.

Com o resultado igual no agregado – a primeira partida terminou em 0 a 0 – a grande decisão ficou para os pênaltis. Em cinco cobranças, o Bahia converter quatro, com apenas Ademir desperdiçando. Já pelo lado santista, foram apenas três cobranças convertidas, com Camacho e Bruno Mezenga perdendo.

No próximo sábado, o Bahia visita o Fortaleza, às 16h, no Castelão, em Fortaleza (CE), pelo Campeonato Brasileiro. O Santos recebe o Internacional no sábado, na Vila Belmiro, em Santos (SP), às 21h.

  • Cruzeiro 0 x 1 Grêmio – Mineirão

No confronto entre os maiores campeões, melhor para o lado gremista. Diante de um Mineirão lotado, o time gaúcho aproveitou o erro na saída de bola cruzeirense e guardou o gol que garantiu a classificação. Luís Suarez serviu o paraguaio Villasanti, que bateu no cantinho do goleiro Rafael Cabral e classificou os gremistas.

O resultado deu a classificação aos gaúchos após o empate no jogo da ida em 1 a 1. O Cruzeiro volta a campo no sábado, às 18h30, em Uberlândia (MG), para o clássico diante do Atlético-MG, no Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio receberá o São Paulo na Arena, em Porto Alegre (RS), no domingo, às 16h.

  • Corinthians 2 (3) x (1) 0 Atlético-MG – Arena Corinthians

Após abrir uma vantagem de dois gols no jogo da ida, o Atlético-MG viu o Corinthians crescer em seus domínios e devolver o placar do primeiro encontro. O primeiro gol corinthiano foi marcado pelo lateral Matheus Bidu, após lambança da zaga atleticana. O segundo gol alvinegro saiu dos pés do atacante Roger Guedes, que enfileirou quatro jogadores da equipe mineira.

Nos pênaltis, brilhou mais uma vez a estrela do goleiro Cássio. O ídolo do Parque São Jorge defendeu a cobrança de Hulk, que abriu a série de cobranças. Edenilson (travessão) e Battaglia (fora) também desperdiçaram para o Galo. No lado, corinthiano, somente Yuri Alberto não converteu. Fábio Santos, Fausto Vera e Maycon garantiram a classificação aos paulistas.

O time de Vanderlei Luxemburgo visita o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte (MG), no sábado, as 18h30. Já os comandados do argentino Eduardo Coudet terão compromisso diante do maior rival, Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), no mesmo dia e horário.

  • Botafogo 1 (2) x (4) 0 Athletico – Nilton Santos

Herói no tempo regulamentar, vilão nas penalidades. No Nilton Santos, assim como na Fonte Nova, a superstição prevaleceu. O Fogão até venceu o Furacão nos 90 minutos, com gol do artilheiro Tiquinho Soares, logo aos 17 minutos do primeiro tempo, mas caiu na Copa do Brasil ao ser derrotado nos pênaltis.

A estrela do athleticano Bento brilhou nas cobranças. O goleiro defendeu as duas primeiras cobranças da equipe carioca. Tiquinho, autor do gol que forçou as penalidades (o primeiro jogo teminou em 3 a 2 para os paranaenses), e Tchê Tchê pararam nas defesas do camisa 1.

As duas equipes voltam a se encontrar no sábado, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo lidera a competição com 21 pontos, não podendo ser ultrapassado na próximo rodada.

  • Internacional 3 (4) x (5) 1 América-MG – Beira Rio

No duelo que pareceu uma verdadeira montanha russa, classificação para os mineiros. O Inter precisava de três gols de diferença para se classificar, e conseguiu marcá-los ainda no primeiro tempo. Aos 20, o zagueiro colombiano Hernández abriu o marcador para os donos da casa.

Logo depois, aos 33, o meia Igor Gomes marcou o gol que já asseguraria os pênaltis no confronto. Aos 47, de pênalti, Pedro Henrique anotou o terceiro para o Colorado. O resultado era o suficiente, mas já na etapa final, aos 32, o capitão Juninho diminuiu para o Coelho.

Nos pênaltis, apenas Carlos de Pena falhou. O meia até chegou a marcar o gol, mas após revisão do árbitro de vídeo, ficou constatado que o atleta tocou na bola duas vezes no tiro livre direto, ou seja, chutou no próprio pé (dois toques).

O América-MG volta a campo diante do Corinthians no Independência, em Belo Horizonte (MG), no sábado, as 18h30. Já o Inter encara o Santos, na Vila Belmiro, em Santos (SP), às 21h.

Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil serão definidos por sorteio, com data a definir.

Os outros dois classificados saem dos duelos que acontecem nesta quinta (1) entre Flamengo x Fluminense e São Paulo x Sport.

No confronto de ida entre os cariocas, a partida terminou empatada em 0 a 0. Caso persista o empate, a vaga será definida nos pênaltis. O jogo acontece às 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Já o São Paulo pode ser até derrotado por um gol que avançará. A equipe de Dorival Jr. venceu o confronto de ida por 2 a 0 e tem a vantagem para o confronto da volta, no Morumbi, em São Paulo (SP), às 19h.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA