- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Copa América terá nova regra com ‘cartão rosa’; veja detalhes

As novas regras entram em vigor na Copa América deste ano, que acontece de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos

A Conmebol anunciou uma mudança no regulamento da Copa América deste ano. A alteração envolve o uso de um “cartão rosa”, e foi feita com foco no protocolo de suspeita de traumatismo cranioencefálico ou concussão cerebral de algum jogador na partida.

A nova regra integra o artigo 96 e aponta que “poderá ser realizada até uma substituição por equipe por partida em caso de traumatismo cranioencefálico e concussão cerebral”, sem contar as outras cinco permitidas por jogo (seis, no caso de prorrogação).

É neste contexto que entra em cena o “cartão rosa”, uma placa com esta cor a ser exibida pela arbitragem. Caso o técnico do time opte por substituir o atleta com suspeita de concussão, é necessário informar a um dos árbitros da partida, para que o artigo com a cor diferenciada seja acionado e a mudança ocorra de forma devidamente sinalizada.

- Continua após a publicidade -

O jogador substituído não poderá retornar ao campo e deve ser encaminhado “sempre que possível” ao vestiário ou a um centro médico. Além disso, a Conmebol exige que em até 24 horas após o término da partida o médico da equipe envie um relatório de avaliação de concussões cerebrais sobre o atleta em questão para a entidade.

A nova regra, no entanto, tem algumas ressalvas. Se uma substituição normal for feita ao mesmo tempo que uma por suspeita de traumatismo cranioencefálico ou concussão cerebral, o time perde uma das cinco alterações que tem direito no jogo.

Outro ponto a se destacar é que a mudança de jogador por concussão gera à equipe adversária o direito a uma substituição adicional. A norma da Conmebol indica que a arbitragem vai informar o clube oponente sobre o acréscimo.

As novas regras entram em vigor na Copa América, que acontece de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos. O Brasil está no Grupo D e estreia no dia 24, contra a Costa Rica. Colômbia e Paraguai completam a chave. Com informações Agência Estado

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Brasil goleia Panamá com Vini Jr em alta
Libertadores e Sul-Americana têm novo critério de desempate
Brasil conquista a Copa América de Beach Soccer...
Dorival pode chamar mais três jogadores para Copa...
Acidente de Bearman: a batida que pilotos temiam...
Nunes Marques vai presidir TSE nas eleições de...
São Paulo perde para Remo no Brasileirão
Conmebol divulga datas da 3ª fase da Libertadores
Conmebol divulga grupos da Copa América Feminina de...
Verstappen cogita aposentadoria após 2026

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -

Matérias relacionadas

- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -