Postos de combustíveis são fechados por venda de etanol adulterado

Etanol com percentual de metanol de até 4.285% acima do permitido estava sendo comercializado por quatro estabelecimentos em Cariacica e um na Serra. 

Nesta quinta-feira (27), foi iniciada a nova fase da operação “Ouro Limpo”, para fiscalizar a qualidade e a quantidade de combustíveis vendidos em postos de gasolina da Grande Vitória.

Agentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Procon estadual interditaram cinco postos de gasolina, quatro localizados em Cariacica e um na Serra, por comercializarem etanol adulterado.

A ação de hoje é complementar à primeira fase da Operação Ouro Limpo, realizada no início do mês, quando foram fiscalizados 25 postos na Grande Vitória. Nesses locais, foram recolhidas amostras de combustíveis e enviadas ao laboratório da ANP, no Rio de Janeiro, explicou o superintendente de Polícia Especializada, delegado José Arruda.

“As amostras de etanol desses cinco estabelecimentos, hoje interditados, apresentaram alto teor de metanol. Enquanto a legislação federal determina o máximo de 0,7%, havia nesses locais uma concentração entre 25% e 30% nas amostras.”

Além do etanol adulterado, a fiscalização detectou diminuição significativa no volume de combustível comprado por esses postos das revendedoras autorizadas, o que representa fortes indícios de irregularidade também quanto à fonte de aquisição do produto.

O delegado destacou as penalidades. “Os postos foram lacrados e os proprietários irão responder por crime contra a ordem econômica e processo administrativo na ANS, podendo perder a licença do posto”, explicou Arruda.

Postos interditados
Cariacica

Posto Gastaledelle
R. Paraguai, 1 – Jardim América

Auto Posto Zanoni
Endereço: Rodovia Br 262, Km 2,6, s/n – Alto Lage

Posto Chiabai
Rua Gabino Rios, 89 – Boa Sorte

Posto Gallo
Endereço: 1896, Rodovia Governador José Sete, 1508 – Porto de Cariacica

Serra
Posto Mega
Endereço: Av. Abido Saad, 4220 – São Francisco, Serra – ES, 29175-234

Imagens: Polícia Civil