No Brasil: 400 mil pacientes morrem todos os anos em hospitais e clínicas por erros na assistência da saúde, de acordo com IBSP
Por Rafael Goulart
Promovido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), o Selo Segurança do Paciente é concedido após a avaliação de boas práticas de segurança nos Hospitais.
De acordo com IBSP, que foi fundado em 2010 por especialistas em gestão da saúde com objetivo de aprimorar as práticas de segurança hospitalar, cerca de 400 mil brasileiros morrem todos os anos por erros na assistência da saúde e cerca de 40% dos pacientes já sofreu danos devido a eventos adversos durante internação médica.
Diante da realidade, a Epimed Solutions, especialista em gestões clínicas e epidemiológicas que atua em mais de 750 hospitais na Europa e América Latina, criou o Selo de Segurança Hospitalar que avalia a forma como as instituições realizam notificações, classificação, investigação e tratativas de eventos adversos.
No Espírito Santo, foram contemplados com o Selo os hospitais: Silvio Avidos (HMSA) – em Colatina, Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA) – em Vila Velha, Estadual Central (HEC) – em Vitória; o Dório Silva (HDS) – em Serra – e Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco.
“O selo reconhece as instituições de saúde comprometidas em promover boas práticas de Segurança do Paciente, e mostra que estamos no caminho certo na prevenção da ocorrência dos incidentes e melhorando a segurança do paciente nos serviços de saúde em nossas unidades”, destacou a gerente de Gestão Hospitalar da Sesa, Valeria Baptisti Crema.